Boa noite pessoal, baseado no material que vo secês possuem respondam a atividade a seguir: bons estudos!!
Simulado de filosofia antiga.
As questões a
seguir se refere à singularidade da filosofia como saber emergente na Grécia
Clássica:
a) a filosofia nasce como ruptura em relação ao saber
mítico, condição para o amadurecimento da reflexão racional.
b) os chamados “pré-socráticos” não conseguiram separar-se
da dimensão mítica, reconhecendo como princípio de todas as coisas um elemento
sobrenatural.
c) os filósofos naturalistas são assim chamados por buscarem na
natureza um elemento que fosse a causa primeira ou última de todas as coisas.
d) Parmênides é o pensador que afirma a mutabilidade
essencial de todas as coisas, uma vez que o fogo é o princípio de todas as
coisas, que se encontram em permanente luta.
e) Heráclito é o filósofo que afirma a unidade e a
identidade do ser, a permanência da essência. E o movimento é a dimensão da
aparência, do não ser.
2- (RCE – 2013) Leia os fragmentos a seguir:
Não faço outra coisa, em verdade, com este meu andar,
senão persuadir a vós, jovens e velhos, que não deveis cuidar nem do corpo, nem
das riquezas, nem de qualquer outra coisa antes e mais que da alma, para que
ela se torne ótima e virtuosíssima, e que das riquezas não nasce virtude, mas
da virtude nascem as riquezas e todas as outras coisas que são bens para os
homens, tanto para os cidadãos individualmente como para o Estado. [...]...
Pois se, matando homens, pensais impedir que alguém mostre a vergonha de vosso
viver errôneo, não pensais bem. Não, não é esse o modo de libertar-vos dessas
pessoas, não é absolutamente possível, nem belo. Mas há outro modo, belíssimo e
muito fácil: não cortar a palavra alheia, e sim, muito mais, trabalhar para ser
sempre mais virtuoso e melhor".
(PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural,
1996. p.81).
A partir desse fragmento, a alternativa que melhor define
o pensamento socrático-platônico é a que diz que:
a) A busca pela verdade é um empreendimento condenado à
ilusão, uma vez que o permanente fluir constitui a essência das coisas.
b) A verdade é relativa ao ponto de vista de cada olhar, o
que dá origem a uma postura relativista.
c) O bem maior da vida é a virtude, pois ela é a fonte de
todas as riquezas da vida, especialmente as da esfera econômica, que
possibilita o ócio filosófico.
d) O exame da própria alma é a condição fundamental para chegar à
virtude, que implica autodomínio, controle dos impulsos passionais.
e) O foco central do pensamento socrático-platônico é a
esfera moral, pois nela o homem encontra os valores ideias que movem a
sociedade.
3 - Os filósofos anteriores a Sócrates
são conhecidos como filósofos pré-socrático, pois bem, sabe-se que esses
filósofos buscavam refletir sobre a busca pelo principio de todas as coisas,
pois bem, esses filósofos também eram conhecidos como:
a)
Filósofos da Natureza.
b)
Filósofos Escolásticos.
c)
Filósofos Metafísicos.
d)
Filósofos Helenísticos.
4 - Os pré-socráticos acreditavam que
todo o universo foi criado por uma substância primordial que era denominada de:
a)
Apeiron.
b) Arché.
c) Átomo.
d) Éter.
e) Doxa.
5 - (UEL-
2003) “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a
afirmar a existência de um princípio originário
único,
causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água.
Essa proposta é importantíssima...
podendo
com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica
daquilo que se costuma chamar civilização
ocidental.”
(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo:
Paulus, 1990. p. 29.).
A
filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os
chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que
expressa o principal problema por eles investigado.
a) A
ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A
estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A
epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do
mundo.
e) A
filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
6 - (UEA)
Dentre os objetivos da Filosofia Pré-Socrática pode-se citar:
a) A
compreensão do discurso sobre o mundo, producido pela reflexão filosófica.
b) A
análise das ideias, desvinculadas do tempo e das sociedades nas quais surgiram.
c) A
procura de semelhanças entre o pensamento lógico e os dogmas religiosos.
d) O
acordo dos grandes filósofos sobre a explicação das origens do universo.
e) O
reconhecimento do caráter conservador do saber e da produção dos filósofos.
7 - O
surgimento da filosofia entre os gregos está associado à passagem do pensamento
mítico ao pensamento racional. A grande preocupação nesse momento era com
questões relacionadas:
a) à
história.
b) à
felicidade humana.
c) ao
cosmo.
d) à
religião.
e) à
política.
8 - Com
relação às características da Filosofia pré-socrática, qual das sentenças
abaixo contem erros?
a) Os
elementos míticos começam a desaparecer dando lugar à racionalidade.
b) Os
pré-socráticos substituem o mito por uma explicação religiosa sobre o mundo.
c) Surge
uma recusa de explicações preestabelecidas.
d) O mundo
é considerado como regido por uma ordem cósmica.
e) Os
pré-socráticos estão empenhados em descobrir o princípio de todo que existe.
9 - Após
termos estudado a filosofia pré-socrática podemos afirmar que:
a) Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade
sensível, e em oposição aos mitos gregos.
b) Retomou
os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses
lógicoargumentativas.
c)
Reafirmou a aspiração ateísta dos gregos, impedindo qualquer prova da
existência de algum tipo de força divina.
d)
Desprezou os conhecimentos produzidos pelos filósofos naturalistas, graças à
supremacia cultural dos gregos.
10 - Aristóteles chamou os primeiros pensadores de
fisiólogos, pois eles se voltaram para a investigação da natureza a partir de
princípios racionalmente justificados ou justificáveis. Analise as afirmativas
abaixo sobre a investigação da natureza elaborada pelos pré-socráticos:
I. Existe ordem na natureza, mas nós não podemos
conhecê-la.
II. Nenhum pré-socrático colocou conjuntamente os quatro
elementos (terra, fogo, água e ar) como princípios de
todas as coisas.
III. Todos os pré-socráticos supõem como verdadeiro que
nada provém do nada.
IV. Tales, Anaximandro e Anaxímenes defendem que a
natureza tem vários princípios.
V. Para Parmênides o ser é e o nada não é.
VI. Tales afirma que a água é o princípio de todas as
coisas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas III, IV e VI são corretas.
11 - Leia sobre Heráclito e Parmênides e relacione as
colunas.
I - Heráclito
II - Parmênides
( ) somente a mudança é real e a permanência é
ilusória;
( ) somente a
identidade e a permanência são reais e a mudança é ilusória;
( ) o devir, o fluxo dos contrários, é a
aparência sensível, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade
com as nossas sensações, percepções e lembranças;
( ) a luta é a
harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo;
( ) o mundo em que se vive não tem sentido, não
pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.
A sequência correta de cima para baixo encontra-se na
alternativa:
a) II, I, I, II e I;
b) II, II, I, I e II;
c) I, I, II, II e I;
d) I, II, II, I e II;
12 - Relacione Physis e causalidade, busca pelo elemento
primordial (arché), o logos e o cosmo.
13 - (UEL – 2007) “A filosofia grega parece
começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz
de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério?
Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo
sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem e fabulação;
e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida,
está contido o pensamento: ‘Tudo é um’. A razão citada em primeiro lugar deixa
Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira
dessa sociedade e no-lo mostra como investigador da natureza, mas, em virtude
da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego”. Fonte: NIETZSCHE, F.
Crítica Moderna. In: Os Pré-Socráticos. Tradução
de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 43.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Tales e o
surgimento da filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. Com a proposição sobre a água, Tales reduz a
multiplicidade das coisas e fenômenos a um único princípio do qual todas as
coisas e fenômenos derivam.
II. A proposição de Tales sobre a água compreende a
proposição ‘Tudo é um’.
III. A segunda razão pela qual a proposição sobre a água
merece ser levada a sério mostra o aspecto filosófico do pensamento de Tales.
IV. O Pensamento de Tales gira em torno do problema
fundamental da origem da virtude.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV
14 - (UEM – Verão 2008) Os filósofos pré-socráticos
tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo,
reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a
verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto.
I) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo
Aristóteles, teria afirmado “tudo é água”, indicando, assim, um princípio
material elementar, fundamento de toda a realidade.
II) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do
universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a
passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são
o que gera e mantém todas as coisas.
III) Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda.
Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que “o ser é” e “o
não-ser não é”, elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da
identidade e da não-contradição.
IV) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco
significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os
pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas
restaram fragmentos e comentários de autores posteriores.
V) Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de
átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e
agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção
consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I, III, IV e V
b) somente a I
c) II, III, IV e V
d) I,II,III e IV
e) todas as alternativas estão corretas.
1. 15 - “Tales foi o iniciador da filosofia da physis,
pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único,
causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água.
Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser
qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar
civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e
Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus
primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto,
assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos
científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do
mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua
legislação.
16 - “Entre os ‘físicos’ da Jônia, o caráter positivo
invadiu de chofre a totalidade do ser. Nada existe que não seja natureza,
physis. Os homens, a divindade, o mundo formam um universo unificado,
homogêneo, todo ele no mesmo plano: são as partes ou os aspectos de uma só e mesma
physis que põem em jogo, por toda parte, as mesmas forças, manifestam a mesma
potência de vida. As vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e
organizou-se são perfeitamente acessíveis à inteligência
humana: a natureza não operou ‘no começo’ de maneira
diferente de como o faz ainda, cada dia, quando o fogo
seca uma vestimenta molhada ou quando, num crivo agitado pela mão, as partes
mais grossas se isolam e se reúnem.” (VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento
grego. Trad. de Ísis Borges B. da Fonseca. 12.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
p.110.) Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) Para explicar o que acontece no presente é preciso
compreender como a natureza agia “no começo”, ou seja, no momento original.
b) A explicação para os fenômenos naturais pressupõe a
aceitação de elementos sobrenaturais.
c) O nascimento, a diversidade e a organização dos seres naturais
têm uma explicação natural e esta pode ser compreendida racionalmente.
d) A razão é capaz de compreender parte dos fenômenos
naturais, mas a explicação da totalidade dos mesmos está além da capacidade
humana.
e) A diversidade de fenômenos naturais pressupõe uma
multiplicidade de explicações e nem todas estas
explicações podem ser racionalmente compreendidas.
17 - “Mais que saber identificar a natureza das
contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a
guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser
endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é
o que mais merece ser destacado entre aspropriedades que definem a filosoficidade.”
(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Présocráticos: a invenção da filosofia.
Campinas: Papirus, 2000. p. 24.)
Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude”
que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.
a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais
relativas aos acontecimentos naturais.
b) A discussão crítica das idéias e posições, que podem ser
modificadas ou reformuladas.
c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que
pudesse substituir a verdade imposta pela religião.
d)
A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o
conhecimento.
e)
A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas”
conflitantes entre si.
18
- (Uncisal 2012) O período
pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se
prendem a Cosmologia, sendo
a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se
encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial
de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e
Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles
defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade
superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo
que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os
elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se
alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.
Para Leucipo e Demócrito a physis é composta
a)
pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b)
pela água.
c)
pelo fogo.
d)
pelo ilimitado.
e) pelos átomos.
19
- (Ufsj 2012) Sobre o princípio
básico da filosofia pré-socrática, é CORRETO afirmar que
a) Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos
os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a
origem única de todas as coisas.
b)
Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não
apenas a água poderia ser considerada
arché
desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.
c)
Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e concluiu que o
princípio de todas as coisas não pode
ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance
dos sentidos.
d) Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou
terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do
mundo, como o quis Catão, o antigo.
20 - (Uff 2010) Como
uma onda
Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um
dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará
A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo
infinito
Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu há um segundo/
Tudo muda o tempo todo/ No mundo
Não adianta fugir/ Nem mentir/ Pra si mesmo agora/ Há
tanta vida lá fora/ Aqui dentro sempre/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no
mar/ Como uma onda no mar/ Lulu Santos e Nelson Motta
A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo
grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma
linguagem poética para exprimir seu pensamento. Ele é o autor de
uma frase famosa: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”.
Dentre as sentenças de Heráclito a seguir citadas, marque aquela
em que o sentido da canção de Lulu Santos mais se aproxima
a) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos
dormindo é sono.
b) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
c) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
d) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
e)
O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade
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