Boa noite pessoal! Tudo OK com vocês? Espero que estejam todos em paz.
Bem, pessoal a nossa atividade dessa semana é a seguinte: vocês vão fazer a leitura do texto de Heráclito, e estabelecer um paralelo (uma comparação), entre o pensamento de Heráclito e a letra da musica de Lulú Santos: "como uma onda no mar".
Um abraço para todos vocês,
bons estudos, e
se cuidem!!
Em caso de dúvida , estarei sempre à disposição.
Bem, pessoal a nossa atividade dessa semana é a seguinte: vocês vão fazer a leitura do texto de Heráclito, e estabelecer um paralelo (uma comparação), entre o pensamento de Heráclito e a letra da musica de Lulú Santos: "como uma onda no mar".
Um abraço para todos vocês,
bons estudos, e
se cuidem!!
Em caso de dúvida , estarei sempre à disposição.
Heráclito
de Éfeso foi um dos principais filósofos
da Antiguidade pré-socrática. É classificado
como partícipe da escola jônica apenas por sua localização
geográfica e pela facilidade didática com que essa classificação permite
entender seu pensamento. A obra do filósofo caracterizou-se por iniciar
um movimento de ruptura na filosofia pré-socrática que, juntamente
com as ideias dos eleatas, desembocaria nas filosofias socrática, platônica e aristotélica.
Biografia
·
Vida
As informações sobre
a vida de Heráclito são, muitas vezes, contraditórias e desencontradas.
Pouco se sabe com certeza sobre a trajetória biográfica e intelectual do
filósofo, sendo que historiadores antigos, como Diógenes Laércio e Neantes de
Cízico, são as principais fontes doxográficas|1| seguras.
Sabe-se
que Heráclito nasceu na cidade de Éfeso em 540 a.C. É certo que ele era filho
da alta aristocracia da cidade, filho do governante Blóson ou, segundo
outra informação, de Heronte, rei de Éfeso. A personalidade complicada e
orgulhosa de Heráclito fê-lo recusar a vida política e abdicar-se da herança do
trono de Éfeso, passando-a a seu irmão.
Essa
recusa pelas honrarias políticas deveu-se a um extremo desprezo que
Heráclito tinha pelas pessoas e pela sociedade (em especial
pela plebe), sendo classificado como um misantropo. O pensador foi
muito criticado por essa atitude em sua época, mas, desde criança, era admirado
por sua sabedoria.
Especula-se
que a sua maturidade intelectual, quando desenvolveu a mais significativa parte
de sua obra, ocorreu por volta dos 40 anos de idade, época em que ocorria a 69ª
Olimpíada do mundo antigo. Apesar da alta produção filosófica do pensador,
reconhecida hoje por sua importância histórica, em sua época ele foi rechaçado
diversas vezes por sua vida isolada.
Em
sua vida adulta, retirou-se, por um tempo, para o templo da deusa Ártemis e,
mais tarde, foi para um retiro solitário e duradouro nas
montanhas, alimentando-se apenas de plantas. Em sua velhice foi acometido por
uma doença conhecida pelos antigos como hidropsia, também conhecida hoje
como edema, que consiste no acúmulo anormal de líquido pelas
células e cavidades do corpo, provocando inchaços e funcionamento anormal dos
órgãos.
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·
Morte
Por
ocasião da doença, Heráclito foi obrigado a voltar para a cidade e consultar os
profissionais que ele tanto criticou: os médicos. O pensador perguntou aos
profissionais se eles poderiam fazer da inundação de seu corpo uma seca, sem
obter entendimento dos médicos do que se tratava. Desistindo do tratamento
convencional, pensou que o calor do estrume produzido nos estábulos poderia
fazer evaporar o líquido de seu corpo. Afundou-se no estrume.
Algumas
fontes dizem que o seu corpo, já debilitado, não conseguiu despregar-se das
fezes, tendo morrido submerso por asfixia e seu corpo continuado lá por muito
tempo. Irreconhecível pela putrefação, pode ter sido devorado por cães.
Outras fontes dizem que Heráclito conseguiu sair do esterco, e que teria
morrido mais tarde por causas naturais, provavelmente ligadas à sua
doença. É certo apenas que ele morreu no ano de 470 a.C., aos 70
anos de idade.
Principais
ideias
Heráclito
inaugura uma maneira de pensar o surgimento do Universo diferente da que fazia
os jônicos e pitagóricos, pois, enquanto esses apresentavam uma unidade
material como elemento originário de tudo, Heráclito depositou a sua
especulação em um elemento (o fogo), por sua capacidade de movimentar,
agitar e transformar as coisas. Segundo esse pensador, o mundo e a
natureza são constantes movimentos. Tudo muda o tempo todo, e o fluxo
perpétuo (movimento constante) é a principal característica da
natureza.
O
professor José Cavalcanti de Souza explica a essência de todo o pensamento
heraclitiano acerca da natureza, com base na seguinte passagem da coletânea de
textos sobre filósofos pré-socráticos da coleção Os Pensadores:
“Heráclito diz, em alguma passagem, que todas as coisas movem-se e nada
permanece imóvel. E, ao comparar os seres com a corrente de um rio, afirma que
não poderia entrar duas vezes num mesmo rio.”|2|
Essa
afirmação condensa o significado do fluxo heraclitiano, pois o movimento
constante é a marca principal da natureza. Nada fica estático, tudo se
move, tudo muda. O rio muda a cada segundo, do mesmo modo que a pessoa muda
a cada segundo, sendo assim uma mesma pessoa não pode entrar duas vezes
no mesmo rio, pois tanto ela quanto o rio já não são mais os mesmos no
instante após o primeiro banho.
Heráclito
defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade
constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que
há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza. O
pensador despreza a noção de essência e defende que existe uma
mutabilidade, surgida de vários processos contínuos, que resulta no que é o mundo.
Essa relação é composta pelo duelo entre os contrários, o qual gera
novas características. Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai”
da dialética.
Existem
divergências quanto à obra de Heráclito, pois os estudiosos convencionaram que
ele teria escrito uma obra completa, chamada Sobre a natureza.
Não obstante, pesquisas mais recentes tentam demonstrar que a obra do filósofo
consiste em um conjunto de aforismos espaçados e separados, não
sendo um conjunto único.
No
entanto, as publicações atuais reúnem os fragmentos heraclitianos para
publicá-los em uma obra intitulada Sobre a natureza, pois esse é o
tema geral, sendo um único livro ou não. Essa confusão deu-se pelo encontro de
fragmentos, de suposta autoria do filósofo, que não teriam uma continuidade.
Não se sabe ao certo se a obra fragmentada foi propositalmente escrita assim
(na forma de aforismos) ou se tal fragmentação deu-se pela ação do tempo e dos
seres humanos.
Parmênides
Temos,
na filosofia pré-socrática, uma oposição de pensamentos que consiste na maior
disputa do mundo antigo: de um lado, Heráclito defende a mudança contínua
das coisas e a recusa a uma essência fixa e rígida que defina a tudo. De
outro, Parmênides defende que não há mudança, pois as essências
permanecem as mesmas e a mudança que acontece é superficial, fruto do engano
dos sentidos.
De fato, Heráclito e Parmênides não se
conheceram, mas a relação conflituosa dos pensamentos de ambos os filósofos foi
reconhecida nas obras de Platão, de Aristóteles e dos pré-socráticos
pluralistas.
Para
além do reconhecimento dessa oposição, os pré-socráticos pluralistas dedicaram-se
a formular teorias cosmológicas que dessem conta de explicar essa oposição,
fazendo questão de mostrar que no mundo há, ambiguamente, movimento e
imobilidade. Caso tenha mais interesse nesse assunto, leia nosso texto
sobre o principal discípulo de Parmênides: Zenão de Eleia.
Frases
“Não podemos banhar-nos duas vezes no
mesmo rio porque as águas renovam-se a cada instante.”
“Os olhos e os ouvidos são maus
testemunhos quando a alma não presta.”
“A oposição traz concórdia. Da
discórdia advém a mais perfeita harmonia.”
“A verdadeira constituição das coisas
gosta de ocultar-se.”
“Para os seres despertos, há somente um
mundo comum.”
“A única coisa que não muda é que tudo
muda.”
Como Uma Onda
Lulu Santos
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
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