Boa noite, Galera!tudo em paz com vocês?
Dando continuidade aos nossos estudos, baseado no estudo assunto anterior
sobre as teorias marxistas, respondam a atividade.
Logo, estarei postando o gabarito.
Um abraço a todos,
bons estudos;
Sair de casa só em caso de necessidade.
OK?
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1. (Uel
2016) A ópera-balé Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia, de
Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condições dessa
classe social na derrocada da ordem democrática com a ascensão do nazismo na
Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos vê todos os seus sonhos
de ascensão social ruírem. A obra expressa a visão marxista na chamada doutrina
das classes.
Em relação à
doutrina social marxista, assinale a alternativa correta.
a) A alta burguesia é uma classe considerada revolucionária,
pois foi capaz de resistir à ideologia totalitária através do controle dos
meios de comunicação.
b) A classe média, integrante da camada burguesa, foi
identificada com os ideais do nacional-socialismo por defender a socialização
dos meios de produção.
c) A pequena burguesia ou camada lúmpen é
revolucionária, identificando a alta burguesia como sua inimiga natural a ser
destruída pela revolução.
d) A pequena burguesia ou classe média é uma classe
antirrevolucionária, pois, embora esteja mais próxima das condições materiais
do proletariado, apoia a alta burguesia.
e) O proletariado e a classe média formam as classes
revolucionárias, cuja missão é a derrubada da aristocracia e a instauração do
comunismo.
2. (Ueg
2015) Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar
regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que
mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter
negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o
que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e
universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de
tal concepção de ideologia, constata-se que
a) a sociedade capitalista transforma todas as formas de
consciência em representações ilusórias da realidade conforme os interesses da
classe dominante.
b) ao mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a
considera um elemento fundamental no processo de emancipação da classe
trabalhadora.
c) a superação da cegueira coletiva imposta pela
ideologia é um produto do esforço individual principalmente dos indivíduos da
classe dominante.
d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma
noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do
trabalho alienado no modo de produção capitalista.
3. (Ueg
2015) A reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia
desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na sociedade
moderna. Nos últimos anos vêm ocorrendo diversas manifestações, protestos e
revoltas em todo mundo. A esse respeito, com base no pensamento filosófico e
sociológico, verifica-se que
a) esses processos revelam a incompetência do Estado em
ser o “cérebro da sociedade”, o que confirma as teses de
Durkheim.
b) essas ações coletivas podem ser interpretadas como
processos derivados da expansão de uma ética protestante, confirmando as
análises de Weber.
c) os movimentos contestadores atuais expressam um
processo de vontade de potência que é corroborado pela filosofia
kantiana.
d) as lutas sociais contemporâneas revelam as
contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de
Marx.
4. (Uece
2014) O século XIX foi marcado pelo surgimento de correntes de pensamento
que contestavam o modelo capitalista de produção e propunham novas formas de
organizar os meios de produção e a distribuição de bens e riquezas, buscando
uma sociedade que se caracterizasse pela igualdade de oportunidades. No que diz
respeito a essas correntes, assinale a afirmação verdadeira.
a) O socialismo cristão buscava aplicar os ensinamentos de
Cristo sobre amor e respeito ao próximo aos problemas sociais gerados pela
industrialização, mas apesar de vários teóricos importantes o defenderem, a
Igreja o rejeitou através da Encíclica Rerum Novarum, lançada pelo Papa Leão
XIII.
b) No socialismo utópico, a doutrina defendida por Robert
Owen e Charles Fourrier, prevaleciam as ideias de transformar a realidade por
meio da luta de classes, da superação da mais valia e da revolução socialista.
c) O socialismo científico proposto por Karl Marx e Friedrich
Engels, através do manifesto Comunista de 1848, defendia uma interpretação
socioeconômica da história dos povos, denominada materialismo histórico.
d) O anarquismo do russo Mikhail Bakunin defendia a formação
de cooperativas, mas não negava a importância e a necessidade do Estado para a
eliminação das desigualdades.
5. (Uel
2005) “Cascavel – Uma pequena cidade no interior do Paraná está provando
que machismo é coisa do passado. Com 15 mil habitantes, conforme o IBGE, Ampére
(a 150 quilômetros de Cascavel), no Sudoeste, tem fartura de emprego para as
mulheres. Ex-donas de casa partiram para o trabalho fixo, enquanto os homens,
desempregados ou não, passaram a assumir os serviços domésticos. Assim, elas
estão garantindo mais uma fonte de renda para a família, além de eliminar
antigos preconceitos. A situação torna-se ainda mais evidente quando os homens
estão desempregados e são as mulheres que pagam as contas básicas da família.
Conforme levantamento informal, em Ampére, o número de homens sem vínculo
empregatício é maior do que o de mulheres. Para driblar as dificuldades, eles
fazem bicos temporários e quando não há serviço, tornam-se donos de casa. O
motivo para essa mudança de comportamento é a [...] Industrial Ltda., uma
potência no setor de confecções que dá emprego a 1200 pessoas, das quais 80%
são mulheres. Com a fábrica, famílias migraram do interior para a cidade. As
mulheres abandonaram o posto de donas de casa ou de empregadas domésticas,
aprendendo a apostar na capacidade de competição”.
(Costa,
Ilza Costa. Papéis trocados. Gazeta do Povo,Curitiba, 01 out. 1999. p.
14.)
O fenômeno da
troca de papéis sociais, relatado no texto, ilustra a base da tese usada por
Karl Marx (1818-1883) na explicação geral que formula sobre a relação entre a
infraestrutura e a supraestrutura na sociedade capitalista. Com base no
texto e nos conhecimentos sobre essa tese de Karl Marx, é correto
afirmar:
a) Na explicação das mudanças ocorridas no comportamento
coletivo, deve-se privilegiar o papel ativo do indivíduo na escolha das ações,
ou seja, o que importa é a motivação que inspira suas opções.
b) É a imitação que constitui a sociedade, enquanto a
invenção abre o caminho das mudanças e de seu progresso. A invenção, produtora
das transformações sociais, é individual, dependendo de poucos; enquanto a
imitação, coletiva, necessita sempre de mais de uma pessoa.
c) A família é a verdadeira unidade social; é a célula social
que, em seu conjunto, compõe a sociedade. Portanto, a sociedade não pode ser
decomposta em indivíduos, mas em famílias. É a família a fonte espontânea da
educação moral, bem como a base natural da organização política.
d) Há uma relação de determinação entre a maneira como um
grupo concreto estrutura suas condições materiais de existência – chamada de
modo de produção – e o formato e conteúdo das demais organizações, instituições
sociais e ideias gerais presentes nas relações sociais.
e) A organização social deve fundar-se na separação dos
ofícios, inerente à divisão do trabalho social e na combinação dos esforços
individuais. Sem divisão do trabalho social, não há cooperação e, portanto, a
coesão social entre as classes torna-se impossível.
6. (Ufu 2003)
Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da
concepção materialista da história formulada por Karl Marx.
"... na
produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas,
necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que
correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas
materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura
econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma
superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de
consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o
desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a
consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que,
inversamente, determina a sua consciência."
MARX,
Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.
p. 28.
a) Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção
determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais
reduz-se ao âmbito da produção econômica.
b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os
princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo
qual os homens produzem e reproduzem a existência.
c) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à
consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção
material.
d) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua
politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições
históricas vigentes, independente de sua classe social.
7. (Uem 2012)
A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as
condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos
fenômenos sociais. Sobre essa concepção, assinale o que for correto.
I - Forças produtivas e relações sociais de produção são os
dois componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância
as demais dimensões da vida social.
II - Instituições como a Escola, o Estado e a Igreja fazem
parte da superestrutura social, dotada de autonomia frente às determinações
econômicas de cada momento histórico.
III - Mudanças na estrutura social são desencadeadas quando
se desenvolvem incongruências entre a infraestrutura produtiva e a
superestrutura, com predomínio da primeira sobre a última.
IV - As instituições que compõem a superestrutura desempenham
importantes funções de controle social e ideológico que contribuem para a
manutenção das relações produtivas vigentes.
V - As classes sociais são definidas segundo a posição que
ocupam nas instituições que compõem a dimensão superestrutural das
sociedades.
Estão
corretas:
a) I, II, V
b) II, III,
IV
c) I, IV, V
d) II, III, V
e) I, III, IV
8. (Uem 2012)
Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto
Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade
capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for
correto sobre o desenvolvimento econômico.
“A sociedade
burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos
das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas
formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente.
Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção
industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna,
o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de
todo o exército industrial, os burgueses modernos”
(MARX,
Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 – Coleção Leitura).
I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo
de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao
meio ambiente.
II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da
sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem
proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho.
III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade
burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento
econômico gerador de melhor condição de vida para todos.
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o
crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento
da produção industrial.
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego
do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a
matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz.
Estão
corretas:
a) II, IV, V
b) I, II, V
c) III, IV, V
d) I, IV, V
e) I, II, III
9. (Ufu
2002) Partindo de uma perspectiva marxista de análise da relação entre
democracia e meios de comunicação de massa, aponte a alternativa correta.
a) Desde a antiguidade clássica, a imprensa sempre atuou em
favor de grupos minoritários, procurando moldar a opinião pública em função dos
interesses de classe dos proprietários dos meios de produção e dos meios de
comunicação de massa.
b) A concentração da propriedade de emissoras de rádio,
televisão, jornais e editoras nas mãos de grupos empresariais restritos revela
como, numa sociedade democrática, as pessoas dotadas de competência e
competitividade obtêm sucesso econômico.
c) A concentração da propriedade dos meios de comunicação nas
mãos de certos grupos empresariais tende a lhes proporcionar maior capacidade
tecnológica para fazer circular, democraticamente as informações, funcionando
assim, como garantia do exercício da cidadania.
d) Não passa de um mito a afirmação segundo a qual os meios
de comunicação de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade, já que
no fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que domina o mundo da
mercadoria.
10. (Ufrgs
2012) Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na
sociedade industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes:
para o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são
fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil,
enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato
mais importante das sociedades modernas. A respeito das concepções teóricas
desses autores, é CORRETO afirmar:
a) Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial
levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade,
realizando-se assim a justiça social.
b) Comte considera que a partir do momento em que os homens
pensam cientificamente, a atividade principal das coletividades passa a ser a
luta de classes que leva necessariamente à resolução de todos os
conflitos.
c) Marx acredita que a história humana é feita de consensos e
implica, por um lado, o antagonismo entre opressores e oprimidos; por outro
lado, tende a uma polarização em dois blocos: burgueses e proletários.
d) Para Karl Marx, o caráter contraditório do capitalismo
manifesta-se no fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na
elevação do nível de vida da maioria dos trabalhadores embora não elimine as
desigualdades sociais.
e) Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx concordam que a
sociedade capitalista industrial expressa a predominância de um tipo de
solidariedade, que classificam como orgânica, cujas características se
refletirão diretamente em suas instituições.
11. (Ufu
2000) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
a) pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de
cada um no desempenho de seu trabalho.
b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente
da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de
produção.
c) pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos
indivíduos, determinadas biologicamente.
d) pela apropriação das condições de trabalho pelos homens
mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
12. (Ufu
2012) Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem, personagem do
folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados em um pantanal e, para
sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo cabelo, levantando-se, com
sua montaria, do terreno movediço. Em mais de uma ocasião, os sociólogos usaram
essa metáfora para aludir ao modo pelo qual os positivistas procuravam um
método objetivo, neutro, livre das ideologias.
Em oposição a
essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez
que, para o autor,
a) o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha
do objeto entra em ação a ideologia do autor, que não interfere, entretanto, na
análise dos acontecimentos.
b) a análise social, a partir da perspectiva do operariado,
deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.
c) a análise das condições de vida do proletariado europeu do
século XIX deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da
sociedade burguesa.
d) o método deve contribuir não só para a interpretação, mas
igualmente para a transformação social.
13. (Ufpa
2012) Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos
fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia
de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora
como “motor das transformações”, ora como fator que “deixa a sociedade
estagnada” e impede a evolução. Em relação às consequências do conflito para
sociedade, é CORRETO afirmar:
a) Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir
cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo
a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais
tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade que a reorganizará com
critérios científicos.
b) Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe
deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos
subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.
c) O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo
entre o desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de
produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam a
marcha para a revolução.
d) Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e
empresários demonstram a falta de organização ou a anomia parcial da sociedade
moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que restaure
o consenso social.
e) Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se
organizam socialmente para produzir determina a sua visão de mundo. Ou seja,
ele acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade, mas,
ao contrário, é a realidade social e principalmente seus conflitos que
determina a consciência coletiva.
14. (Uncisal
2012) A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais
importantes em termos sociológicos. Tal teoria, pela óptica marxista, defende
que
a) os conflitos sociais são culturais, sendo expressões do
embate entre a tradição e a inovação.
b) os conflitos nascem das contradições, sendo estas
resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
c) as sociedades mais avançadas são aquelas que melhor se
adaptaram ao longo do processo histórico, sendo as menos aptas extintas.
d) os conflitos sociais são observados apenas nas sociedades
anteriores à Revolução Industrial.
e) todas as relações sociais estão desvinculadas da esfera
econômica, sendo os conflitos políticos o alicerce da vida em sociedade.
15. (Uel
2005) Analise a figura a seguir.
A figura
ilustra, por meio da ironia, parte da crítica que a perspectiva sociológica
baseada nas reflexões teóricas de Karl Marx (1818-1883) faz ao caráter
ideológico de certas noções de Estado. Sobre a relação entre Estado e sociedade
segundo Karl Marx, é correto afirmar:
a) A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os
homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
b) O Estado é um instrumento de dominação e representa,
prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
c) O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos
cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
d) O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade
geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
e) Os regimes totalitários
são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses
das diversas classes sociais.
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