Pular para o conteúdo principal

Atividade Filosofia XVI 3°ano VESP/NOT

 Olá meus queridos! 

Espero que tudo esteja bem com vocês!

Um abraço a todos, e 

bons estudos!

A nossa atividade está relacionada com o Cap 27 pg. 348, do livro de filosofia.

Alguns dos objetivos desse capítulo são:

-Compreender que a Estética é um ramo da filosofia;

-Compreender que o gosto, como julgamento sem preconceito, é formado 

a partir da convivência com a obra de arte;

-Entender o significado da polêmica  sobre a subjetividade e objetividade do gosto

por meio da história da filosofia;

-Distinguir  a experiência estética de outras experiências a partir de suas características próprias;

- Compreender que a recepção estética não impõe regras à obra para julga-la .

Sugerimos que ao longo do estudo alguns termos sejam pesquisados:

Estética; (Gosto; Valores estéticos;  Belo; Feio; Preferência e experiência estética.)

Responder o questionário a seguir e a atividade do livro da pg 254.

1- Quem introduziu a palavra estética na filosofia, e a que se referia?

2- Ainda com relação a 1ª questão, como ele define a beleza estética?

3- O que é estética para Kant?

4- Qual o conceito de beleza para Platão?

5- Como os filósofos empiristas relativizam a beleza?

6- Diferencie gosto e subjetividade.

7- Relacione a subjetividade com o conhecimento estético.

8- Como você interpreta o dito popular: " Quem ama o feio, bonito lhe parece"?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade XXIII filosofia EJA 1-A-B-C-D

 Bom dia meus queridos! Espero que tudo esteja bem com vocês. Vamos a mais uma atividade para perdermos o pique!! Um abraço para cada um de vocês, Bons estudos!!  Se Cuidem!        Atividade   O Mito e o Surgimento da Filosofia   MITOLOGIA   A palavra “mito” vem do grego mýthos, que significa mensagem, conselho, narrativa ou rumor.   Mito era a palavra usada para denominar a narrativa cuja verdade era garantida pelo testemunho dos outros, os que davam credibilidade a tal narrativa.   A mitologia comparada possui como uma das suas funções, revelar o que abarca de identitário em várias tradições e costumes.   Muitas obras associam história e mito em suas construções identitárias. Ilíada e Iracema.   O mito do Édipo rei atende a característica da qual “nenhum ser humano pode escapar daquilo que lhe encomenda o seu destino   O papel exercido pelos poetas, responsáveis pela transmiss...

Atividade XVII Filosofia 3°ano Vesp/Not

 Boa noite Pessoal! Tudo bem? Bem, a nossa atividade consiste em responder um simulado de filosofia antiga até  o período clássico. o gabarito está no final. Um abraço a todos, bons estudos! Peço mais uma vez, a vocês, que tentem responder a atividade; e só no final confiram o gabarito. Simulado de Filosofia antiga e periodo clássico.  Questão 01 – O primeiro e o segundo período da filosofia são chamados:  a) Cosmogônico e cosmológico.  b) Cosmogônico e moralista.  c) Cosmológico e antropológico.  d) Cosmogônico e socrático.  e) Cosmológico e helenístico.  Questão 02 – Tal como a filosofia, o mito revela, exceto:  a) A origem de algum acontecimento.  b) O resultado simbólico do acontecimento.  c) O resultado inconsciente do acontecimento.  d) Sentido e percepção, independente de explicação científica.   e) Sentido e percepção, dependente de explicação científica.  Questão 03 – Para filósofos como Tales de Mi...

Atividade XXIII filosofia 3°ano Vesp/Not

 Bom dia meus queridos! Espero que tudo esteja em paz com vocês. vamos a mais uma atividade sobre Michael Focault.  Leitura do texto e responder o que se pede. Gabarito no final. Um abraço a cada um de vocês, bons estudos!! Data: 08/07/2020   11h às 12h                                                                                        Filosofia   Tema: O Panoptismo de Foucault: estamos todos vigiados?   I. Leitura filosófica do texto a seguir:   TEXTO O Panoptismo em Vigiar e Punir de Michel Foucault   ...