Boa dia meus queridos! espero que tudo esteja em paz com vocês.
vamos a mais uma atividade, com gabarito no final.
Um abraço a cada um de vocês,
Bons estudos!!
11h às 12h Filosofia
Tema: O uso público das verdades religiosas e o respeito à diversidade
I. Caso tenha acesso à internet assista as videoaulas do
EMITEC, acessando os links indicados
no campo “Onde encontro o conteúdo” e em seguida vamos realizar uma atividade
interdisciplinar envolvendo Filosofia e Língua Portuguesa, conforme proposta
abaixo.
A
atividade sugerida nesta proposta é uma adaptação de redação do vestibular da
FUVEST (2017). A ideia é que após a análise do texto* abaixo você possa
elaborar uma redação com foco nas reflexões sobre tolerância, igualdade e
emancipação humana. Vamos lá!?
TEXTO
Resposta à pergunta: O que é
Esclarecimento?
Immanuel Kant
Esclarecimento
é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A
menoridade é a incapacidade de servir-se de seu próprio entendimento sem
direção alheia. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando ela não é
causada por falta de entendimento, mas, sim, por falta de determinação e de
coragem para servir-se de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. Sapere aude!** Ousa fazer uso de teu
próprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento.
A
preguiça e a covardia são as causas de que a imensa maioria dos homens, mesmo
depois de a natureza já os ter libertado da tutela alheia, permaneça de bom
grado
Atividade a vida inteira na
menoridade. É por essas mesmas causas que, com tanta facilidade, outros homens
se colocam como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz
as vezes de meu entendimento, se tenho um diretor espiritual que assume o lugar
de minha consciência, um médico que por mim escolhe minha dieta, então não
preciso me esforçar. Não tenho necessidade de pensar, se é suficiente pagar.
Outros se encarregarão, em meu lugar, dessas ocupações aborrecidas.
A
imensa maioria da humanidade considera a passagem para a maioridade, além de
difícil, perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram-na sob sua
supervisão. Depois de terem, primeiramente, emburrecido seus animais domésticos
e impedido cuidadosamente essas dóceis criaturas de darem um passo sequer fora
do andador de crianças em que os colocaram, seus tutores mostram- - lhes, em
seguida, o perigo que é tentarem andar sozinhos. Ora, esse perigo não é assim
tão grande, pois aprenderiam muito bem a andar, finalmente, depois de algumas
quedas. Basta uma lição desse tipo para intimidar o indivíduo e deixá-lo
temeroso de fazer novas tentativas.
*
Para o excerto aqui apresentado, foram utilizadas as
traduções de Floriano de Sousa Fernandes, Luiz Paulo Rouanet e Vinicius de
Figueiredo.
** Sapere aude: cit. lat. de Horácio, que significa “Ousa saber”.
Estes são os parágrafos iniciais de um célebre texto de Kant,
nos quais o pensador define o Esclarecimento como a saída do homem de sua
menoridade, o que este alcançaria ao tornar-se capaz de pensar de modo livre e
autônomo, sem a tutela de
Onde encontro o conteúdo
um outro.
Publicado em um periódico, no ano de 1784, o texto dirigia-se aos leitores em
geral, não apenas a especialistas.
Em
perspectiva histórica, o Esclarecimento, também chamado de Iluminismo ou de
Ilustração, consiste em um amplo movimento de ideias, de alcance internacional,
que, firmando-se a partir do século XVIII, procurou estender o uso da razão,
como guia e como crítica, a todos os campos da atividade humana. Passados mais
de dois séculos desde o início desse movimento, são muitas as interrogações
quanto ao sentido e à atualidade do Esclarecimento.
Disponível em: https://acervo.fuvest.br/fuvest/2017/fuv2017_2fase_dia1.pdf.
Acesso em: 16 jun. 2020.
Comentário:
No trecho do
texto, o filósofo alemão Immanuel Kant solicita uma reflexão acerca das
possibilidades de explorar a razão como forma de o homem sair de sua condição
preguiça de pensar, onde prefere seguir aquilo que outros pensam por ele, e
buscar sua própria maioridade intelectual e a emancipação humana de modo geral.
Aqui você vai precisar estabelecer uma relação entre essa busca de emancipação
humana, ou seja, da condição humana de apoiar suas ações no uso de sua
racionalidade com o exercício da tolerância e respeito à igualdade entre os
seres humanos.
II. Agora é
sua vez!
Com
base nas ideias presentes no texto de Kant, acima apresentado, e valendo-se
tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua
própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você
exponha o seu ponto de vista sobre o tema: O homem saiu de sua menoridade?
Lembre-se de ao longo do texto fazer
a relação com os temas: emancipação humana, tolerância e igualdade.
Instruções
Gerais:
•
A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão
da língua portuguesa;
•
Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não
ultrapasse o espaço de 30 linhas de seu caderno de anotação;
• Dê um título a sua redação.
AULA - Tema: Tolerância,
Igualdade e Emancipação Humana. Disponível em:
http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/7391. Acesso: 16 jun.
2020.
AULA - Tema:
Autonomia da Razão e Mito do Progresso.
Disponível em
<http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/7325>.
Acesso: 16 jun. 2020.
LIVRO: ARANHA, M. L.; ARRUDA, M.H. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.
Edição. São Paulo: Moderna, 2016. Volume único, Cap.
10. pág. 128/129.
LIVRO: COTRIM,
Gilberto; FERNANDES Mirna. Fundamentos
de Filosofia. São Paulo:
Saraiva, 2017.
Volume único, Cap. 15. Pág. 277 a 285.
Este conteúdo também ode
ser encontrado no livro de Filosofia da 2ª série do E. |
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M., adotado por sua
escola. |
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Compreender os momentos da
História da Filosofia e trechos de obras, como |
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Objetivo |
lugares
privilegiados de discussão de questões filosóficas que, recorrentes, |
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mantêm-se contemporâneas e
passíveis de enfrentamentos diferenciados. |
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Considerando que devemos
insistir no uso da racionalidade na busca
da |
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maioridade, tal como apresentada por Kant, e, considerando que ainda hoje |
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presenciamos manifestação
de intolerância e uma série de desrespeito à condição |
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de igualdade de tratamento e oportunidades garantidos na Declaração
dos |
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Direitos, crie um cartaz, com imagens e textos
denunciando essas situações e |
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convocando as pessoas a
pensar sobre o absurdo que elas representam. |
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Caso tenha acesso a internet,
você poderá buscar tutoriais e páginas da internet |
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para saber como elaborar “cartaz
online”, existem muitos deles disponíveis na |
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internet. Sugestão acesse
o site :https://spark.adobe.com/pt-BR/make/posters/. |
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OBS: Este cartaz pode ser on-line. Caso utilize imagens da internet, não se esqueça |
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de colocar o link e a data
de acesso. Se a frase não for de sua autoria, você precisa |
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dar os créditos ao autor. |
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Depois da |
Caso não tenha acesso a
internet, use sua criatividade e faça você mesmo(a). Para |
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atividade |
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isto seguem algumas
informações sobre a construção de um cartaz. |
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Algumas dicas para a construção de cartazes:
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Letras em tamanho legível;
·
Imagens relacionadas ao tema do cartaz;
·
Evitar informações e imagens desnecessárias, focando no
essencial;
·
Título do cartaz.
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56103Acesso
em: 02 jul. 2020.
A fim de
aprofundar um pouco mais seus estudos sobre o tema assista ao vídeo intitulado O que é esclarecimento autonomia em Kant.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=47YXgNoBtL4.
Acesso: 16 jun. 2020
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