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Atividade XXIII filosofia 2° Vesp/Not

 Boa dia meus queridos! espero que tudo esteja em paz com vocês.

vamos a mais uma atividade, com gabarito no final.

Um abraço a cada um de vocês,

Bons estudos!!

11h às 12h                                                                                       Filosofia

 

Tema: O uso público das verdades religiosas e o respeito à diversidade

 

 

I. Caso tenha acesso à internet assista as videoaulas do EMITEC, acessando os links indicados no campo “Onde encontro o conteúdo” e em seguida vamos realizar uma atividade interdisciplinar envolvendo Filosofia e Língua Portuguesa, conforme proposta abaixo.

 

A atividade sugerida nesta proposta é uma adaptação de redação do vestibular da FUVEST (2017). A ideia é que após a análise do texto* abaixo você possa elaborar uma redação com foco nas reflexões sobre tolerância, igualdade e emancipação humana. Vamos lá!?

TEXTO

Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento?

Immanuel Kant

 

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de servir-se de seu próprio entendimento sem direção alheia. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando ela não é causada por falta de entendimento, mas, sim, por falta de determinação e de coragem para servir-se de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. Sapere aude!** Ousa fazer uso de teu próprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento.

 

A preguiça e a covardia são as causas de que a imensa maioria dos homens, mesmo depois de a natureza já os ter libertado da tutela alheia, permaneça de bom grado

 

Atividade                 a vida inteira na menoridade. É por essas mesmas causas que, com tanta facilidade, outros homens se colocam como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, se tenho um diretor espiritual que assume o lugar de minha consciência, um médico que por mim escolhe minha dieta, então não preciso me esforçar. Não tenho necessidade de pensar, se é suficiente pagar. Outros se encarregarão, em meu lugar, dessas ocupações aborrecidas.

 

A imensa maioria da humanidade considera a passagem para a maioridade, além de difícil, perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram-na sob sua supervisão. Depois de terem, primeiramente, emburrecido seus animais domésticos e impedido cuidadosamente essas dóceis criaturas de darem um passo sequer fora do andador de crianças em que os colocaram, seus tutores mostram- - lhes, em seguida, o perigo que é tentarem andar sozinhos. Ora, esse perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam muito bem a andar, finalmente, depois de algumas quedas. Basta uma lição desse tipo para intimidar o indivíduo e deixá-lo temeroso de fazer novas tentativas.

 

*  Para o excerto aqui apresentado, foram utilizadas as traduções de Floriano de Sousa Fernandes, Luiz Paulo Rouanet e Vinicius de Figueiredo.

 

**  Sapere aude: cit. lat. de Horácio, que significa “Ousa saber”.

 

Estes são os parágrafos iniciais de um célebre texto de Kant, nos quais o pensador define o Esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade, o que este alcançaria ao tornar-se capaz de pensar de modo livre e autônomo, sem a tutela de


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde encontro o conteúdo


um outro. Publicado em um periódico, no ano de 1784, o texto dirigia-se aos leitores em geral, não apenas a especialistas.

 

Em perspectiva histórica, o Esclarecimento, também chamado de Iluminismo ou de Ilustração, consiste em um amplo movimento de ideias, de alcance internacional, que, firmando-se a partir do século XVIII, procurou estender o uso da razão, como guia e como crítica, a todos os campos da atividade humana. Passados mais de dois séculos desde o início desse movimento, são muitas as interrogações quanto ao sentido e à atualidade do Esclarecimento.

 

Disponível     em:     https://acervo.fuvest.br/fuvest/2017/fuv2017_2fase_dia1.pdf.

Acesso em: 16 jun. 2020.

 

Comentário:

 

No trecho do texto, o filósofo alemão Immanuel Kant solicita uma reflexão acerca das possibilidades de explorar a razão como forma de o homem sair de sua condição preguiça de pensar, onde prefere seguir aquilo que outros pensam por ele, e buscar sua própria maioridade intelectual e a emancipação humana de modo geral. Aqui você vai precisar estabelecer uma relação entre essa busca de emancipação humana, ou seja, da condição humana de apoiar suas ações no uso de sua racionalidade com o exercício da tolerância e respeito à igualdade entre os seres humanos.

 

II. Agora é sua vez!

 

Com base nas ideias presentes no texto de Kant, acima apresentado, e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema: O homem saiu de sua menoridade?

 

Lembre-se de ao longo do texto fazer a relação com os temas: emancipação humana, tolerância e igualdade.

 

Instruções Gerais:

 

    A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa;

 

  Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 30 linhas de seu caderno de anotação;

  Dê um título a sua redação.

 

 

 

AULA - Tema: Tolerância, Igualdade e Emancipação Humana. Disponível em:

http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/7391. Acesso: 16 jun.

2020.

 

AULA - Tema: Autonomia da Razão e Mito do Progresso. Disponível em <http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/7325>. Acesso: 16 jun. 2020.

 

LIVRO: ARANHA, M. L.; ARRUDA, M.H. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.

Edição. São Paulo: Moderna, 2016. Volume único, Cap. 10. pág. 128/129.

 

LIVRO: COTRIM, Gilberto; FERNANDES Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo:

Saraiva, 2017. Volume único, Cap. 15. Pág. 277 a 285.


Este conteúdo também ode ser encontrado no livro de Filosofia da 2ª série do E.

 

M., adotado por sua escola.

 

 

 

Compreender os momentos da História da Filosofia e trechos de obras, como

Objetivo

lugares privilegiados de discussão de questões filosóficas que, recorrentes,

 

mantêm-se contemporâneas e passíveis de enfrentamentos diferenciados.

 

 

 

Considerando que devemos insistir no uso da racionalidade na busca da

 

maioridade, tal como apresentada por Kant, e, considerando que ainda hoje

 

presenciamos manifestação de intolerância e uma série de desrespeito à condição

 

de igualdade de tratamento e oportunidades garantidos na Declaração dos

 

Direitos, crie um cartaz, com imagens e textos denunciando essas situações e

 

convocando as pessoas a pensar sobre o absurdo que elas representam.

 

Caso tenha acesso a internet, você poderá buscar tutoriais e páginas da internet

 

para saber como elaborar “cartaz online”, existem muitos deles disponíveis na

 

internet. Sugestão acesse o site :https://spark.adobe.com/pt-BR/make/posters/.

 

OBS: Este cartaz pode ser on-line. Caso utilize imagens da internet, não se esqueça

 

de colocar o link e a data de acesso. Se a frase não for de sua autoria, você precisa

 

dar os créditos ao autor.

Depois da

Caso não tenha acesso a internet, use sua criatividade e faça você mesmo(a). Para

atividade

isto seguem algumas informações sobre a construção de um cartaz.

 

 

Algumas dicas para a construção de cartazes:

·     Letras em tamanho legível;

 

·     Imagens relacionadas ao tema do cartaz;

·     Evitar informações e imagens desnecessárias, focando no essencial;

·     Título do cartaz.

 

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56103Acesso

em: 02 jul. 2020.

 

A fim de aprofundar um pouco mais seus estudos sobre o tema assista ao vídeo intitulado O que é esclarecimento autonomia em Kant. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=47YXgNoBtL4. Acesso: 16 jun. 2020


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