Boa noite pessoal! Tudo em paz? Espero que sim.
A nossa atividade da semana se dará da seguinte forma:
Leitura e interpretação de texto;
Responder às questões a sugeridas.
Um abraço a todos, e
bons estudos!!
Questões de múltiplas escolhas sobre ideologia.
1. (Ueg 2013) Leia a letra da canção
abaixo.
IDEOLOGIA Cazuza Meu partido É um coração partido E as ilusões Estão todas perdidas Os meus sonhos Foram todos vendidos Tão barato Que eu nem acredito Ah! eu nem acredito… Que aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Frequenta agora As festas do “Grand Monde”… Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver |
Ideologia! Eu quero uma pra viver… O meu prazer Agora é risco de vida Meu sex and drugs Não tem nenhum rock ‘n’ roll Eu vou pagar A conta do analista Pra nunca mais Ter que saber Quem eu sou Ah! saber quem eu sou… Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro… Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder |
Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Pra viver… Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro… Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver… Ideologia! Pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver… |
Disponível em: <http://letras.mus.br/cazuza/43860/>. Acesso em: 6/09/2012.
A categoria “ideologia” é central para as ciências
humanas. Nesse sentido, na letra da música citada, ela significa:
a) uma inversão da realidade produzida pelos
ideólogos, tal como na concepção de Marx, e que consiste numa necessidade do
proletariado.
b) uma visão de mundo que os seres humanos
necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força
mobilizadora.
c) um elemento que contribui para maior coesão
social na medida em que explicita as contradições da sociedade de classes.
d) um fato social sem importância para a construção
da subjetividade na sociedade atual e na qual todos são reduzidos à condição de
consumidores.
2. (Unimontes 2013) Um espaço
importante de ação ideológica são os meios de comunicação de massa, como
jornais, revistas, rádio, tevê, internet. Pela internet, dispomos, além da
troca de mensagem entre particulares, da difusão de versões on-line de
jornais e de páginas pessoais (blogs) das mais diversas tendências
políticas. Com relação à ideologia, podemos afirmar:
a) O pensamento é sempre determinado pela ideologia.
b) Os pensamentos são fixos e não admitem mudanças.
c) Os pensamentos são sempre ideológicos e
formulados para dominar o ser humano.
d) A ação e o pensamento nunca são totalmente
determinados pela ideologia. Sempre haverá espaços para a crítica e fenda que
possibilitam a elaboração do discurso contraideológico.
3. (Uem 2013) “Mais que um saber, a
filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas
situações-limite, que exigem decisões cruciais. Por isso, no seu encontro com a
tradição filosófica, é preferível não recebê-la passivamente como um produto,
como algo acabado, mas compreendê-la como processo, reflexão crítica e autônoma
a respeito da realidade.”
(ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução
à filosofia. 4ª. ed. São Paulo: Moderna, 2009, p.20)
Com base no excerto citado, assinale o que
for correto.
01) A filosofia é uma forma de conhecimento que
questiona a realidade.
02) A filosofia é um saber teórico, não pragmático,
que desconsidera a aplicação prática.
04) A filosofia é uma experiência de vida que
responde às questões fundamentais da existência.
08) A filosofia não pode ser reaberta ou discutida,
pois os filósofos já morreram.
16) A filosofia é uma ideologia, pois não se ocupa
com o debate político.
4.
4. (Unesp 2012) Vigora
entre educadores e intelectuais brasileiros uma correta e justificável ojeriza
às ditaduras de direita. Infelizmente, o mesmo vigor não é encontrado quando se
trata de ditaduras de esquerda. As notícias de perseguições, prisões, greves de
fome, fuzilamentos e fugas envolvendo opositores às duras ditaduras
esquerdistas são ignoradas. Quando fica impossível deixar de falar a respeito,
são comuns alegações de que há exagero da imprensa ou, pior, sugestões de que
os dissidentes são egoístas que, em nome do individualismo, ameaçam um regime
que deveria servir de exemplo. São as velhas táticas de questionar a liberdade
de imprensa quando as notícias são desfavoráveis e de desmerecer o opositor, em
vez de enfrentar as opiniões contrárias com argumentos.
(Janaína Conceição Paschoal. Cuba é uma grande
Guantánamo. Folha de S.Paulo, 14.02.2012.)
O texto descreve um conflito de natureza
ideológica. Apresente uma definição que seja adequada para o conceito de
“ideologia”, tal como ele é empregado pela autora, e comente uma diferença
básica entre uma “ideologia de direita” e uma “ideologia de esquerda”.
5.
5. (Uem 2012) “A
ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos
direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que
isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não
têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são
inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino
não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como
inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.”
(CHAUI, Marilena. Convite à filosofia.
São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.).
Sobre as formas da ideologia, assinale o que for
correto.
01) Direitos das minorias, como movimento dos
sem-terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso,
não devem ser contemplados pelas políticas públicas.
02) A função principal da ideologia é ocultar e
dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de
diferenças naturais entre os seres humanos.
04) A diferença entre ideologia e senso comum é que
a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e
econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.
08) Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade
científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido
de classes sociais e de classes políticas.
16) Podem-se associar religião, alienação e
ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação
acríticos.
6.
6. (Uem 2012) Aranha e
Martins (2005) definem o senso comum como o “primeiro olhar sobre o mundo,
ainda não-crítico, a partir do qual as pessoas participam de uma comunhão de
ideias e realizam as expectativas de comportamento dos grupos sociais a que
pertencem.”
(ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Temas
de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p.144).
Sobre o senso comum, assinale o que for correto.
01) O senso comum é um conjunto de ideias cuja
finalidade é a crítica ao saber estabelecido.
02) O senso comum é um conjunto de ideias e
práticas cegas e incompatíveis com a verdade.
04) Ao ser definido como o primeiro olhar, o senso
comum é um saber metafísico das causas e dos primeiros princípios.
08) Todos os homens, intelectuais e analfabetos,
participam do senso comum.
16) O senso comum confunde-se com as ideologias de
uma classe ou de um grupo social.
7. (Uema 2012) Como um corpo
sistemático de representações que nos ensinam a pensar e de normas que nos
ensinam a agir, a ideologia possui as seguintes características:
I. Tem como função assegurar determinadas relações
dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos
às tarefas prefixadas pela sociedade.
II. A diferença de classe e os conflitos
sociais são expostos ao conjunto dos indivíduos de uma determinada sociedade.
III. É assegurada a coesão dos homens e a aceitação
sem críticas das tarefas mais penosas, e pouco recompensadoras, em nome da
vontade de Deus ou do dever moral ou como decorrência da ordem natural das
coisas.
IV. A diferença de classe dos conflitos sociais são
camufladas, ora com a discrição da sociedade una e harmônica, ora com a
justificação das diferenças existentes.
Estão corretas apenas as características
1.
a) I,II e IV.
2.
b) I, III e IV.
3.
c) II e III.
4.
d) II,III e IV.
5.
e) III e IV.
8. (Uema 2011) A palavra ideologia,
criada por Destutt de Tracy (1754-1836), significa estudo da gênese e do
desenvolvimento das ideias. Com Karl Marx, o termo ideologia adquiriu um
significado crítico e negativo. Identifique, nas opções abaixo, a única que
contém informação correta sobre a concepção de Marx sobre ideologia.
a) Conjunto de ideias que apresenta a sociedade
dividida em duas classes, dominantes e dominados, visando à conscientização dos
indivíduos.
b) Conjunto de ideias que mostra a totalidade da
realidade, levando os indivíduos a compreenderem-na em si mesma.
c) Conjunto de ideias que dissimula e oculta a
realidade, mostrando-a de maneira parcial e distorcida em relação ao que de
fato é.
d) Conjunto de ideias que esclarece de forma
contundente a realidade, mostrando que apenas pessoas da classe dominante podem
governar.
e) Conjunto de ideias que estimula a classe
dominada a alcançar o poder.
9. (Unimontes 2010) A ideologia é um
conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e
de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da
sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como
devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e
como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e
prático (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo,
regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes
uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem
jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das
divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de
apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da
sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais
identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a
Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.
(CHAUÍ, M. O que é Ideologia. São
Paulo: Brasiliense, 1980. Cf. ARANHA, M.
ARRUDA, M. Filosofando, São Paulo:
Moderna, 2003.)
Das alternativas a seguir, qual não apresenta
características fundamentais da ideologia?
a) Assegura a coesão social e
a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco
recompensadoras, em nome da vontade de Deus ou do dever moral.
b) É uma mentira que os indivíduos
da classe dominante inventam para subjugar os da classe dominada.
c) Mantém a dominação de uma
classe sobre a outra.
d) Constitui um corpo sistemático de representações que
nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir.
10. (Uema 2009) Em nossa época,
denotamos uma indiferença comum em torno dos assuntos públicos. Por conta dessa
despolitização, há uma certa naturalização da realidade social. Leia o poema
abaixo do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht.
Nós vos pedimos com insistência:
nunca digam – isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão,
em que corre o sangue,
em que o arbitrário tem força de lei,
em que a humanidade se desumaniza…
Não digam nunca: isso é natural,
a fim de que nada passe por ser imutável.
ARANHA, M.L.A; MARTINS, M.H.P. Filosofando:
introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
O autor faz no poema acima uma denúncia da
a) alienação e ideologia.
b) emancipação e libertação.
c) dialética e determinismo.
d) práxis e utopia.
e) naturalização e politização.
11. (Uema 2005) O Maranhão vive a
expectativa da implantação de um grande polo siderúrgico. De um lado, o
discurso afirma que os maranhenses terão um momento de desenvolvimento com a
geração de emprego e renda. Do outro, o discurso versa sobre o impacto
ambiental para a população.
Ambos os discursos são ideológicos, embora
diferentes, pois há vários sentidos para a palavra
ideologia que, segundo Karl Marx, adquiriu um
sentido negativo, como instrumento de dominação, que tem como função:
a) produzir uma divergência entre as classes.
b) enfatizar as diferenças, como as de classe, e de
fornecer aos membros da sociedade um sentimento de identidade social.
c) desenvolver consciência crítica na relação dos
homens entre si e suas condições de existência.
d) dar aos membros da sociedade dividida em classes
um sentido de desigualdade entre todos.
e) dar aos membros da sociedade dividida em classes
uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e econômicas.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
A ideologia é, em geral, uma organização das ideias
e a consolidação de uma visão de mundo. Desse modo, a ideologia é funcional, ou
seja, a ideologia possui o caráter de fornecer de acordo com o dado material um
conjunto de explicações intelectuais para certo evento. Por exemplo, para o
problema da miséria que aflige o nosso país, e a todos os outros, grosso
modo, uma ideologia qualquer poderia fornecer automaticamente um conjunto
de explicações e soluções que resolveriam os problemas. Uma ideologia é como uma
função matemática, para certo dado material x encontra-se uma solução no
conjunto de possibilidades consolidado y. Quando as ideologias deixam de
fornecer respostas, ou seja, deixam de funcionar, então surge a perplexidade,
pois, afinal, tudo aquilo para o que havia resposta, deixa de haver. Surge
então a necessidade de nova ideologia, de um trabalho de reconstrução
ideológica capaz de mobilizar aqueles que necessitam modificar o mundo, os
jovens.
Resposta da questão 2:
[D]
Ideologia é a planificação do discurso através da
priorização do uso privado da razão e da obliteração do uso público da razão.
Os meios de comunicação de massa transmitem lógicas prontas que servem ao
cidadão liberando-o da atividade deliberativa, isto é, poupando-o da necessidade
de avaliar o valor de suas ações. A ideologia garante ao indivíduo que a ação
propagandeada lhe resultará sempre no melhor resultado possível e, por
conseguinte, é a melhor maneira de se viver; a ideologia responde
definitivamente todas as questões e anula a função reflexiva da existência
humana.
Resposta da questão 3:
01 + 04 = 05.
A filosofia é o conhecimento sobre a aparência da
realidade e sobre o questionamento a respeito do real por trás desta aparência.
A filosofia busca descobrir o que se esconde na aparência e assim resolver as
contradições que o senso comum inadvertidamente interioriza. Desse modo, a
filosofia não é meramente uma atitude diante da vida, pois a filosofia exige um
distanciamento daquilo que nos é imediato, que muitas vezes atrapalha o ato de
decidir e confunde o agente sobre o valor da ação que efetivaria naquele
instante o melhor resultado.
Além disso, a filosofia não tem como ser percebida
como produto acabado, pois é parte essencial da própria atitude filosófica que
permite a sua compreensão a crítica contínua e interminável da ideologia. Não
há como compreender um discurso filosófico se já de antemão não houver uma
postura filosófica e esta postura filosófica é essencialmente crítica.
Resposta da questão 4:
Ideologia é uma espécie de
planificação do discurso. É uma ignorância a respeito dos excessos e faltas da
razão que imobiliza o posicionamento do sujeito de modo que ele se torna
incapaz de reavaliar e criticar suas afirmações.
Ideologia, de acordo com o Houaiss:
4.
Derivação: por extensão de sentido.
Rubrica: sociologia.
sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e
mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza
ou dimensão, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses
e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou
econômicos.
Existem ideologias mais para direita e mais para
esquerda, isto é, existem ideologias que são mais extremas e outras mais
brandas. Entre liberais e socialistas existe um espaço muito menor que entre
fascistas e comunistas, por exemplo. Se tomarmos duas ideologias que recaíram
em ditaduras e regimes totalitários – o fascismo e o comunismo –, podemos
perceber uma grande diferença na concepção de Estado. Para a primeira o Estado
existe e o indivíduo o serve, para a segunda o Estado serve as necessidades
individuais de acordo com as capacidades destes. Porém, para simplificar
podemos generalizar uma seguinte diferenciação: ideologias de direita
geralmente buscam ser ou conservadoras ou reacionárias, e ideologias de
esquerda ou progressistas ou revolucionárias.
Resposta da questão 5:
02 + 16 = 18.
[01] Incorreto. A luta pelos direitos das minorias
corresponde a uma forma de luta contra os interesses individualistas
contemporâneos, valorizando os aspectos coletivos da luta política e da
vivência em sociedade.
[02] Correto. Esta afirmação está de acordo com a
noção mais comum de ideologia, desenvolvida a partir do marxismo.
[04] Incorreto. Do ponto de vista filosófico, não
faz sentido relacionar esses dois conceitos com as classes sociais. Uma vez que
dizem respeito ao tipo de conhecimento e ação política dos indivíduos em
relação ao contexto social em que vivem, a ideologia e o senso comum perpassam
por todas as classes sociais. A sua superação ocorre mediante uma atividade
crítica, e não econômica.
[08] Incorreto. Até mesmo a filosofia pode ser
ideológica. É justamente essa crítica que muitos marxistas fazem à filosofia
moderna, considerando-a acrítica e burguesa, incapaz de colocar em questão as
contradições próprias da sociedade na qual são inseridos.
[16] Correto. Marx considerava a religião como um
mecanismo ideológico de alienação do proletariado. Sendo assim, tal relação
entre religião, ideologia e alienação é plausível.
Resposta da questão 6:
Gabarito Oficial: 08.
Gabarito SuperPro®: 02 + 16 = 18.
Quando olhamos para o horizonte, vemos apenas o
plano. Quando olhamos o céu, vemos apenas o sol se movimentar de um lado ao
outro. Se não errarmos em algum momento, iremos sempre dizer que a Terra é
plana e o sol circula ao nosso redor. A questão é: como poderíamos errar? Se
nunca fizermos perguntas, nunca erraremos e nunca sairemos do lugar. Se não
fizermos perguntas, sempre veremos o sol circular a Terra e sempre fixados
neste mesmo centro nunca chegaremos ao final do horizonte para perceber que na
verdade o plano é apenas aparentemente plano. Temos de perguntar sobre o
movimento celeste para entendermos até quando podemos afirmar que o sol circula
a Terra, temos de perguntar o que há depois do horizonte para sabermos se
realmente ele é como nos aparenta ser. De modo geral, podemos dizer que o senso
comum é o resultado de uma experiência inadvertida sobre os limites deste mesmo
ato de experimentar, é o homem satisfeito com as respostas que possui e com as
perguntas que fez.
Resposta da questão 7:
[B]
Pode-se dizer que a função da ideologia é camuflar
relações de dominação e exploração, acomodando os indivíduos à sociedade
existente e impedindo a contestação social. Para tanto, noções como as de
“Deus” e “moralidade” são utilizadas para inculcar nos indivíduos a ideia de
harmonia entre aquilo que, na verdade, é contraditório.
Resposta da questão 8:
[C]
Como afirma o enunciado da questão, Marx se utiliza
do termo “ideologia” dando a ele um significado crítico e negativo. A única
alternativa que apresenta uma visão pessimista a respeito da ideologia é a [C].
Esta está totalmente de acordo com o conceito marxista de ideologia, sendo esta
a forma como a realidade é ocultada, visando à manutenção da estrutura de
dominação.
Resposta da questão 9:
[B]
A ideologia é uma forma de compreender a realidade
e de se relacionar com ela. Ainda que haja um elemento de ocultação da
realidade, não podemos compreender a ideologia como uma mera “mentira”. Segundo
a análise marxista, ela é fruto das relações materiais de produção da
existência, não surgindo da intenção racional da classe dominante subjugar a
classe dominada, mas das próprias relações que se estabelecem entre elas.
Resposta da questão 10:
[A]
A questão faz alusão à visão marxista de alienação
e ideologia. A negação do determinismo e da naturalização dos fenômenos sociais
é condição para que o homem assuma seu papel de sujeito da transformação
social. Faz parte da alienação e da ideologia enganar o homem sobre o seu papel
de sujeito da história, fazendo-o considerar tudo como parte imutável do status quo.
Resposta da questão 11:
[E]
Segundo Marx, a ideologia serve para ocultar a luta de classes e as contradições inerentes ao sistema capitalista. Ela é uma construção da burguesia e apresenta-se como explicação racional, mesmo sendo fantasiosa. Nesse sentido, somente a alternativa [E] está correta.
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