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Atividade XXIII filosofia 3°ano Vesp/Not

 Bom dia meus queridos! Espero que tudo esteja em paz com vocês.

vamos a mais uma atividade sobre Michael Focault. 

Leitura do texto e responder o que se pede.

Gabarito no final.

Um abraço a cada um de vocês,

bons estudos!!

Data: 08/07/2020

 

11h às 12h                                                                                       Filosofia

 

Tema: O Panoptismo de Foucault: estamos todos vigiados?

 

I. Leitura filosófica do texto a seguir:

 

TEXTO

O Panoptismo em Vigiar e Punir de Michel Foucault

 

Pedro Henrique Argolo Costa

 

[...] As relações sociais modernas têm para Foucault como característica a atuação de tal poder tríplice, exercido sobre os sujeitos por meio de vigilância individual, controle e correção. O Panopticon de Bentham é a representação arquitetônica típica de tal período: um edifício em forma de anel, dividido em pequenas celas, no qual tudo o que era feito pelo indivíduo estava exposto ao olhar de um vigilante, que ninguém poderia ver. Este tipo de poder pode receber o nome de panoptismo, que não repousa mais sobre o inquérito, mas sobre o exame. Dessa maneira, afirma o autor:

 

A multidão, massa compacta, local de múltiplas trocas, individualidades que se fundem, efeito coletivo, é abolida em proveito de uma coleção de individualidades separadas. Do ponto de vista do guardião, é substituída por uma multidão enumerável e controlável; do ponto de vista dos detentos, por uma solidão sequestrada e olhada (p. 190-191).

 

O Panóptico automatiza o poder ao infundir naquele que é observado uma sensação consciente de uma vigilância permanente: arquitetura que cria e mantém

 

Atividade                uma relação de poder, portanto, que não mais depende daquele que o exerce; os vigiados são presos em um sistema no qual eles mesmos são portadores das relações que os submetem. Em outras palavras, aquele que “[...] está submetido a um campo de visibilidade, e sabe disso, retoma por sua conta as limitações do poder; fá-las funcionar espontaneamente sobre si mesmo; [...] torna-se o princípio de sua própria sujeição” (p. 192). O Panóptico dá ao poder a oportunidade de empreender novas experiências, modificar o comportamento de indivíduos, domesticá-los através de técnicas democraticamente controladas. A ampliação e organização do poder se faz visando ao recrudescimento das próprias forças sociais: aumento da produção, expansão da indústria, desenvolvimento da economia, potencialização da instrução.

 

O panoptismo coloca em funcionamento uma forma de disciplina diferente da chamada disciplina-bloco. Enquanto esta se baseia na instituição fechada, destinada à marginalização e à suspensão do tempo e do diálogo, a disciplina-mecanismo empreendida por essa nova técnica procura tornar o poder mais ágil, de atuação mais sutil, mais eficaz. Pode-se falar em uma verdadeira inversão funcional das disciplinas, segundo o próprio autor. Anteriormente assentados na tentativa de neutralizar os perigos fixando as populações agitadas, os mecanismos de poder procuram, cada vez mais, produzir indivíduos úteis. Ademais, a multiplicação da disciplina é correlata à sua desinstitucionalização, “[...] as disciplinas maciças e compactas se decompõem em processos flexíveis de controle, que se pode transferir e adaptar” (p. 199).

 

O espetáculo cede espaço à vigilância. Na verdade, esta última deve funcionar como uma forma de regulação inversa à primeira em uma sociedade na qual a


comunidade e a vida pública perdem espaço e são substituídas pela prevalência do indivíduo privado, por um lado, e pelo Estado, por outro: “[...] sob a superfície das imagens, investem-se os corpos em profundidade; atrás da grande abstração da troca, processa-se o treinamento minucioso e concreto das forças úteis; os circuitos da comunicação são os suportes de uma acumulação e centralização do saber [...]” (p. 205).

 

Talvez seja aquela a frase, se não a mais importante, sem dúvida a mais filosófica do livro. Nela, todos os termos empregados guardam uma estreita relação entre si e remetem a teorias diversas. A figura do Grande Irmão se organiza em torno do conceito de normalidade, tal como o elemento metafórico do Panopticon, empregado por Foucault para representar a sociedade disciplinar, estrutura-se a partir da norma. Definindo-se o que é ou não normal, o que é ou não aceitável, cabe a ele vigiar perpetuamente aqueles sob seu poder e, com o auxílio do aparelho estatal desenvolvido para esta finalidade e com o saber surgido concomitantemente, corrigir, punir e, por fim, normalizar comportamentos desviantes. Nas sociedades disciplinares, o diferente se tornou sinônimo de perigoso; os anormais devem ser, portanto, perseguidos. O próprio conceito de sanidade mental é pensado a partir de relações de poder: “A sanidade mental era estatística. Tratava-se simplesmente de aprender a pensar como eles pensavam. Apenas...!” (ORWELL, 2009, p. 323).

 

Disponível em: https://jus.com.br/artigos/28147/o-panoptismo-em-vigiar-e-punir-

 

de-michel-foucault-1926-1984. Acesso em Acesso: 09 jun. 2020.

 

II.   Responda os questionamentos, proposta de produção filosófica e análise da charge, tendo como referência as informações contidas no enunciado das questões, a leitura e reflexão do texto e o tema da aula.

 

01 (Enem 2010) - A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.

 

FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

 

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é:

 

a)   combater ações violentas na guerra entre as nações.

b)  coagir e servir para refrear a agressividade humana.

 

c) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.

 

d)   estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.

 

e)  organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

 

02 (Enem 2013) - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução


difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura!

 

BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

 

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos:

 

a)   religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê.

 

b)    ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida.

 

c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.

 

d)    sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.

 

e)  consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

 

3.      Produção textual: A partir da citação de Foucault transcrita a seguir, escreva um pequeno texto sobre a relação entre as instituições disciplinares e o poder.

 

É  sabido que o século XVII criou vastas casas de internamento; não é muito sabido que mais de um habitante em cada cem da cidade de Paris viu-se fechado numa delas, por alguns meses. É bem sabido que o poder absoluto fez uso de cartas régias e de medidas de prisão arbitrárias; é menos sabido qual a consciência jurídica que poderia animar essas práticas. [...] sabe que os loucos foram postos sob o regime desse internamento, e que um dia serão descobertos nas salas do Hospital Geral [...].

 

FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade Clássica. 9. Ed. São Paulo:

Perspectiva, 2010. p. 48.

 

04. Analise a charge a seguir e responda:

 

a)  Como o indivíduo na contemporaneidade pode ser panopticamente controlado?

 

b)    Dê exemplos de modelos na sociedade contemporânea onde se opera o panoptismo?

 

Figura 01 – Quadrinhos dos anos 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Germinal.Wordpress

 

Texto – COSTA, Pedro Henrique Argolo. O Panoptismo em Vigiar e Punir de

Onde encontro

Michel Foucault. Jus.com.br. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/28147/o-

o conteúdo

panoptismo-em-vigiar-e-punir-de-michel-foucault-1926-1984. Acesso em Acesso:

 

09 jun. 2020.


Utilize também o livro didático de Filosofia adotado por sua unidade escolar.

 

Figura 01 – Quadrinhos dos anos 10. Disponível em: https://germinai.files.wordpress.com/2011/10/enem-2011.jpg. Acesso em: 10 jun. 2020.

 

ARANHA, M. L.; ARRUDA, M.H. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6. Edição. São

Paulo: Moderna, 2016. p.152 e 153.

 

Questão 01 – Educação – ENEM 2010 – Questão 34. Disponível em: http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/34.html. Acesso em: 9 jun. 2020.

 

Questão 02 – Educação – ENEM 2013 – Questão 34. Disponível em: http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/24.html. Acesso em: 9 jun. 2020.

 

Vídeo: Panoptismo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4ASEbdkolho. Acesso em: 22 jun. 2020.

 

Videoaula: Disciplina, biopoder e biopolítica em Foucault. Produção: SALES, Adalgisa et. al. Apresentação: COELHO, Margareth; BALTHAZAR, Fátima. Ensino Médio, Filosofia, Humanas, 3ª. Série. EMITec Ensino médio com intermediação tecnológica. Secretaria da Educação/Bahia. Plataforma Anísio Teixeira. Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/8520. Acesso em: 10 jun. 2020.

 

 

Analisar o poder como dispositivo disciplinar, caracterizando as relações entre

Objetivo

saber, poder, política e a verdade.

 

 

Caso tenha acesso a internet, assista ao vídeo sobre Panoptismo, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4ASEbdkolho. Acesso: 22 jun. 2020.

 

Panoptismo: É a característica da atual sociedade capitalista, através da qual os indivíduos são vigiados, punidos, recompensados e normatizados. O conceito de sistema panóptico foi criado no final do século XVIII pelo filósofo inglês Jeremy Bentham. Jeremy estudou o sistema penitenciário e criou a penitenciária circular,

 

Depois da                em que o observador central poderia vigiar todos os pontos em que houvesse

 

atividade                 presos. Acreditava que esse sistema poderia ser utilizado como método de disciplina em escolas e no trabalho, tendo o olhar e o espaço como instrumentos de controle.

 

Agora que você já sabe o que significa panoptismo, crie charges relacionadas a modelos de sociedade de controle. Quem será que vai realizar a charge mais interessante? Para compartilhar a atividade em suas redes sociais, use a #educacaobahia

 

Questão 01 - E.

Gabarito

Questão 02 - D.

  

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