Bom dia meus queridos! Espero que tudo esteja em paz com vocês.
vamos a mais uma atividade sobre Michael Focault.
Leitura do texto e responder o que se pede.
Gabarito no final.
Um abraço a cada um de vocês,
bons estudos!!
Data: 08/07/2020
11h às 12h Filosofia
Tema: O Panoptismo de Foucault: estamos todos vigiados?
I. Leitura filosófica do texto a seguir:
TEXTO
O Panoptismo em Vigiar e
Punir de Michel Foucault
Pedro Henrique
Argolo Costa
[...]
As relações sociais modernas têm para Foucault como característica a atuação de
tal poder tríplice, exercido sobre os sujeitos por meio de vigilância individual,
controle e correção. O Panopticon de Bentham é a representação arquitetônica
típica de tal período: um edifício em forma de anel, dividido em pequenas
celas, no qual tudo o que era feito pelo indivíduo estava exposto ao olhar de
um vigilante, que ninguém poderia ver. Este tipo de poder pode receber o nome
de panoptismo, que não repousa mais sobre o inquérito, mas sobre o exame. Dessa
maneira, afirma o autor:
A
multidão, massa compacta, local de múltiplas trocas, individualidades que se
fundem, efeito coletivo, é abolida em proveito de uma coleção de
individualidades separadas. Do ponto de vista do guardião, é substituída por
uma multidão enumerável e controlável; do ponto de vista dos detentos, por uma
solidão sequestrada e olhada (p. 190-191).
O
Panóptico automatiza o poder ao infundir naquele que é observado uma sensação
consciente de uma vigilância permanente: arquitetura que cria e mantém
Atividade uma relação
de poder, portanto, que não mais depende daquele que o exerce; os vigiados são
presos em um sistema no qual eles mesmos são portadores das relações que os
submetem. Em outras palavras, aquele que “[...] está submetido a um campo de
visibilidade, e sabe disso, retoma por sua conta as limitações do poder; fá-las
funcionar espontaneamente sobre si mesmo; [...] torna-se o princípio de sua
própria sujeição” (p. 192). O Panóptico dá ao poder a oportunidade de
empreender novas experiências, modificar o comportamento de indivíduos,
domesticá-los através de técnicas democraticamente controladas. A ampliação e
organização do poder se faz visando ao recrudescimento das próprias forças
sociais: aumento da produção, expansão da indústria, desenvolvimento da
economia, potencialização da instrução.
O
panoptismo coloca em funcionamento uma forma de disciplina diferente da chamada
disciplina-bloco. Enquanto esta se baseia na instituição fechada, destinada à
marginalização e à suspensão do tempo e do diálogo, a disciplina-mecanismo
empreendida por essa nova técnica procura tornar o poder mais ágil, de atuação
mais sutil, mais eficaz. Pode-se falar em uma verdadeira inversão funcional das
disciplinas, segundo o próprio autor. Anteriormente assentados na tentativa de
neutralizar os perigos fixando as populações agitadas, os mecanismos de poder
procuram, cada vez mais, produzir indivíduos úteis. Ademais, a multiplicação da
disciplina é correlata à sua desinstitucionalização, “[...] as disciplinas
maciças e compactas se decompõem em processos flexíveis de controle, que se pode
transferir e adaptar” (p. 199).
O espetáculo
cede espaço à vigilância. Na verdade, esta última deve funcionar como uma forma
de regulação inversa à primeira em uma sociedade na qual a
comunidade e
a vida pública perdem espaço e são substituídas pela prevalência do indivíduo
privado, por um lado, e pelo Estado, por outro: “[...] sob a superfície das
imagens, investem-se os corpos em profundidade; atrás da grande abstração da
troca, processa-se o treinamento minucioso e concreto das forças úteis; os
circuitos da comunicação são os suportes de uma acumulação e centralização do
saber [...]” (p. 205).
Talvez
seja aquela a frase, se não a mais importante, sem dúvida a mais filosófica do
livro. Nela, todos os termos empregados guardam uma estreita relação entre si e
remetem a teorias diversas. A figura do Grande Irmão se organiza em torno do
conceito de normalidade, tal como o elemento metafórico do Panopticon,
empregado por Foucault para representar a sociedade disciplinar, estrutura-se a
partir da norma. Definindo-se o que é ou não normal, o que é ou não aceitável,
cabe a ele vigiar perpetuamente aqueles sob seu poder e, com o auxílio do
aparelho estatal desenvolvido para esta finalidade e com o saber surgido
concomitantemente, corrigir, punir e, por fim, normalizar comportamentos
desviantes. Nas sociedades disciplinares, o diferente se tornou sinônimo de
perigoso; os anormais devem ser, portanto, perseguidos. O próprio conceito de
sanidade mental é pensado a partir de relações de poder: “A sanidade mental era
estatística. Tratava-se simplesmente de aprender a pensar como eles pensavam.
Apenas...!” (ORWELL, 2009, p. 323).
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/28147/o-panoptismo-em-vigiar-e-punir-
de-michel-foucault-1926-1984. Acesso em Acesso: 09 jun. 2020.
II. Responda os
questionamentos, proposta de produção filosófica e análise da charge, tendo
como referência as informações contidas no enunciado das questões, a leitura e
reflexão do texto e o tema da aula.
01
(Enem 2010) - A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos
primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos
massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce
das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos
inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT. M.
Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins
Fontes. 1999.
O filósofo
Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao
poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade
das leis na organização das sociedades modernas é:
a)
combater ações violentas na guerra entre as nações.
b) coagir e servir para refrear
a agressividade humana.
c)
criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre
os indivíduos de uma mesma nação.
d)
estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações
bélicas entre países inimigos.
e) organizar as relações de
poder na sociedade e entre os Estados.
02 (Enem 2013) -
O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a
circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do
inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do
inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a
instrução
difundida;
os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma
rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por
uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico.
Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa
é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o
poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente
por mecanismos:
a)
religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo
vê.
b)
ideológicos, que estabelecem limites pela alienação,
impedindo a visão da dominação sofrida.
c)
repressivos, que perpetuam as relações de dominação
entre os homens por meio da tortura física.
d)
sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio
do olhar como instrumento de controle.
e)
consensuais, que pactuam acordos com base na
compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.
3.
Produção textual: A partir da citação de Foucault transcrita a seguir, escreva um pequeno texto sobre a relação entre as
instituições disciplinares e o poder.
É
sabido que o século XVII criou vastas casas de
internamento; não é muito sabido que mais de um habitante em cada cem da cidade
de Paris viu-se fechado numa delas, por alguns meses. É bem sabido que o poder
absoluto fez uso de cartas régias e de medidas de prisão arbitrárias; é menos
sabido qual a consciência jurídica que poderia animar essas práticas. [...]
sabe que os loucos foram postos sob o regime desse internamento, e que um dia
serão descobertos nas salas do Hospital Geral [...].
FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade Clássica.
9. Ed. São Paulo:
Perspectiva, 2010. p. 48.
04. Analise a charge a
seguir e responda:
a) Como o indivíduo na
contemporaneidade pode ser panopticamente controlado?
b)
Dê exemplos de modelos na sociedade contemporânea onde
se opera o panoptismo?
Figura 01 – Quadrinhos dos
anos 10
Fonte: Germinal.Wordpress
Texto – COSTA, Pedro
Henrique Argolo. O Panoptismo em Vigiar e Punir de
Onde encontro
Michel
Foucault. Jus.com.br. Disponível em:
https://jus.com.br/artigos/28147/o-
o conteúdo
panoptismo-em-vigiar-e-punir-de-michel-foucault-1926-1984. Acesso em
Acesso:
09 jun. 2020.
Utilize também o livro
didático de Filosofia adotado por sua unidade escolar.
Figura 01 –
Quadrinhos dos anos 10. Disponível em: https://germinai.files.wordpress.com/2011/10/enem-2011.jpg. Acesso em:
10 jun. 2020.
ARANHA, M. L.; ARRUDA, M.H. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.
Edição. São
Paulo:
Moderna, 2016. p.152 e 153.
Questão 01 –
Educação – ENEM 2010 – Questão 34. Disponível em: http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/34.html. Acesso em:
9 jun. 2020.
Questão 02 –
Educação – ENEM 2013 – Questão 34. Disponível em: http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/24.html. Acesso em:
9 jun. 2020.
Vídeo: Panoptismo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=4ASEbdkolho. Acesso em: 22 jun. 2020.
Videoaula: Disciplina, biopoder e biopolítica em
Foucault. Produção: SALES, Adalgisa et.
al. Apresentação: COELHO, Margareth; BALTHAZAR, Fátima. Ensino Médio,
Filosofia, Humanas, 3ª. Série. EMITec
– Ensino médio com intermediação tecnológica.
Secretaria da Educação/Bahia. Plataforma Anísio Teixeira. Disponível em: http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/disciplinas/exibir/id/8520.
Acesso em: 10 jun. 2020.
Analisar o poder como
dispositivo disciplinar, caracterizando as relações entre
Objetivo
saber,
poder, política e a verdade.
Caso tenha acesso a
internet, assista ao vídeo sobre Panoptismo, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=4ASEbdkolho. Acesso: 22 jun. 2020.
Panoptismo:
É a característica da atual sociedade capitalista, através da qual os
indivíduos são vigiados, punidos, recompensados e normatizados. O conceito de
sistema panóptico foi criado no final do século XVIII pelo filósofo inglês
Jeremy Bentham. Jeremy estudou o sistema penitenciário e criou a penitenciária
circular,
Depois da em que o observador central poderia vigiar
todos os pontos em que houvesse
atividade presos.
Acreditava que esse sistema poderia ser utilizado como método de disciplina em
escolas e no trabalho, tendo o olhar e o espaço como instrumentos de controle.
Agora
que você já sabe o que significa panoptismo,
crie charges relacionadas a modelos
de sociedade de controle. Quem será que vai realizar a charge mais
interessante? Para compartilhar a atividade em suas redes sociais, use a #educacaobahia
Questão 01 - E.
Gabarito
Questão 02 - D.
Boa tarde Prof crispim as imagens nao aparecem
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