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CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
11. A filosofia ocidental teve início com os pensadores anteriores a
Sócrates, por isso chamados de pré-socráticos, dos quais a maioria viveu em
colônias gregas distantes de Atenas; destes pensadores pode-se dizer que:
A) Com os pré-socráticos a filosofia se constitui numa ciência particular e
não mais no estudo da realidade total.
B) A mitologia tradicional grega fazia parte das suas doutrinas.
C) Pitágoras e os seus discípulos dedicaram-se ao estudo da política e
recusaram a interferência da matemática no estudo da cosmologia.
D) Heráclito defendeu s idéia de permanência substancial e constante do ser,
contra a noção de devir.
E) Os naturalistas, ou fisiólogos da Jônia, dedicavam-se sobretudo ao estudo
do cosmo, e muitos deles buscavam o princípio constitutivo do mundo em algum
de seus elementos: ar, água, terra, ou fogo.
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12. A filosofia de Aristóteles caracterizava-se pela aliança de dois métodos:
a capacidade de síntese e de organização de idéias, que se completava com a
análise rigorosa e a definição de terminologia. Pela sua originalidade e
relevância Aristóteles foi um dos grandes mestres da Filosofia, pelo que se
pode dizer:
A) Na Idade Média o aristotelismo foi uma das principais fontes de inspiração
e orientação da Escolástica, particularmente de Tomás de Aquino.
B) O pensamento de seu mestre Platão foi esquecido pela posteridade, pois foi
totalmente absorvido nas doutrinas aristotélicas.
C) O aristotelismo, em seu conjunto, foi a filosofia dominante em todo o Ocidente
até Kant.
D) Apenas a Lógica de Aristóteles perdurou até hoje, sendo seus outros
escritos perdidos ou esquecidos.
E) Embora influente durante séculos Aristóteles não é mais estudado e sua
obra é apenas um nome e um capítulo das Histórias da Filosofia.
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13. Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre o problema
do ser, do conhecer e da origem da natureza, do universo. Parmênides e
Heráclito são duas referências importantes nesse início da filosofia
ocidental que ocorreu na Grécia Antiga entre os séc. VII e V a.C. Qual é a
principal diferença na forma de pensar entre Heráclito e Parmênides?
A) Heráclito é dialético e Parmênides é analítico;
B) Heráclito é platônico e Parmênides é aristotélico;
C) Heráclito diz que os sentidos enganam e Parmênides valoriza os sentidos;
D) Heráclito considera que tudo na natureza se transforma, pois todas as
coisas estão em constante movimento e, portanto, conhecer é captar a mudança
contínua. Já Parmênides concebe que conhecer é alcançar o idêntico, imutável;
E) Para Heráclito ninguém consegue se banhar duas vezes no mesmo rio e para
Parmênides todos "os banhos" são iguais.
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14. Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado
de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma
problemática central na filosofia socrática, pois "a briga" de
Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e
a valorização pela busca da verdade.
Nesse contexto, Sócrates inaugura seu método que se fundamenta em dois
princípios básicos, que são:
A) A indução e dedução das verdades lógicas;
B) A doxa e o lógos convergindo para o conceito racional.
C) A ironia e a Maiêutica enquanto caminhos para conhecer a verdade através
do auto-conhecimento (conhecer-te a ti mesmo).
D) O diálogo e a dúvida dialética.
E) A amizade e a justiça social.
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15. Nas alternativas abaixo marque a única que não poderia contemplar o
pensamento de Aristóteles relativo à ética.
A) "é impossível ensinar a virtude".
B) "a virtude é um hábito".
C) "há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral".
D) "em relação a todas as faculdades que nos vêm por natureza recebemos
primeiro a potencialidade, e somente mais tarde exibimos a atividade".
E) "os homens são bons ou maus construtores por construírem bem ou
mal".
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16. Em sua constatação de que "o homem é um animal político", Aristóteles
cria paralelos para que possa ser melhor compreendido. Sobre tais analogias,
observe com atenção as afirmações abaixo e, logo após, marque a alternativa
que aprecia corretamente as ideias do referido filósofo.
I. "aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser
comparado a uma peça fora do jogo"
II. "o homem é o único entre os animais a ter linguagem"
III. "trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o
senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como de outras noções deste
tipo"
A) somente I e II estão corretas;
B) somente I, II e III estão corretas;
C) I e III estão incorretas;
D) II e III estão incorretas;
E) I, II e III estão incorretas;
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17. Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins na obra
"Filosofando: introdução à Filosofia" desenvolvem um paralelo entre
Sócrates e a própria filosofia, de onde advém as seguintes conclusões
possíveis, exceto:
A) A filosofia de Sócrates não ocorre em um "gabinete" e sim na
praça pública, de onde se pode deduzir que a vocação da filosofia é política,
pois pública.
B) Sócrates é "subversivo" porque "desnorteia", perturba
a "ordem" do conhecer e do fazer e, portanto, deve morrer. A
filosofia pode ser assim "morta" quando tornada discurso do poder.
C) Sócrates guia-se pelo princípio de que nada sabe e, desta perplexidade
primeira, inicia a interrogação e o questionamento do que é familiar
retirando o caráter dogmático que destrói a filosofia.
D) Sócrates desperta as consciências adormecidas, mas não se considera um
"farol" que ilumina; o caminho novo deve ser construído pela
discussão, que é intersubjetiva, e pela busca criativa das soluções em que a
filosofia apresenta-se como atitude diante de situações plurais.
E) O conhecimento de Sócrates não é livresco, mas sim vivo e em processo de
se fazer; o conteúdo é a experiência cotidiana. À filosofia cabe o papel
dogmático.
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18. Platão considera as opiniões e as percepções sensoriais, ou conhecimento
das imagens das coisas, como fonte de erro, pois nunca alcançam à verdade
plena.
Considerando a alegoria do Mito da Caverna, utilizada por Platão no livro A
República para elucidar suas concepções antropológica e epistemológica, é
incorreto afirmar que:
A) O Mundo Sensível é inferior ao Mundo Inteligível;
B) O verdadeiro conhecimento é atingível pela razão;
C) As sombras dos verdadeiros seres são o que os sentidos captam;
D) A verdade essencial é conhecida através do conceito;
E) O ser humano nunca se libertará das "prisões" a que está
submetido por mais que lute e se esforce;
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19. Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, foi, no
Ocidente, a primeira e principal referência para a criação de uma filosofia
com temática cristã, ou de uma filosofia que fundamente racionalmente a fé
cristã. Dele é possível afirmar ainda que:
A) Inspirou-se completamente na filosófica clássica grega e romana, sem
modificar tais doutrinas.
B) Na doutrina da iluminação Agostinho defende que é possível alcançar as
verdades divinas pelo mero esforço das luzes da mente humana.
C) A relação entre fé e razão mostra-se também na relação de submissão da
ordem religiosa à ordem política.
D) Ao dizer "creio para entender" Agostinho está colocando a
vontade como diretriz da inteligência, a fim de orientar a razão na busca da
verdade.
E) Na busca da verdade Agostinho sempre quis ser antes de mais nada um
filósofo, não um teólogo.
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20. Maquiavel não era filósofo, era historiador e consultor político, mas
suas ideias geralmente são consideradas não só como marcantes para o
nascimento da ciência política, mas também das próprias questões que deram
origem à filosofia política moderna e contemporânea, e particularmente no que
se refere à natureza do poder, sobre o qual ele afirmou que:
A) o soberanos deve cumprir apenas a vontade do povo, mesmo que isso
prejudique a manutenção do poder em suas mãos.
B) A Ética política é uma decorrência direta da moral individual.
C) A razão de Estado, ou os interesses da República, é que devem determinar a
atuação do governante.
D) A política está sempre sujeita aos interesses religiosos.
E) O ideal da República e do bem estar dos cidadãos deve estar acima da
realidade das circunstâncias, sendo esse ideal o norteador da ação do
príncipe.
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21. Maquiavel em O Príncipe fornece elementos para uma nova ciência política
a partir do contexto do renascimento nas cidades européias. Segundo ele não
existe um fundamento anterior ou exterior à política, tais como Deus ou
Natureza, mas toda cidade está dividida em dois desejos opostos: os poderosos
com o desejo de oprimir e comandar e o povo com o desejo de não ser oprimido.
Nessa perspectiva, do realismo político, Maquiavel defende que:
A) O verdadeiro Príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder;
B) A finalidade da política é a divisão do povo;
C) Os poderosos são quem devem eleger o Príncipe;
D) O poder deve ser negociado democraticamente com todas as partes;
E) O líder político precisa unir a cidade superando os desejos opostos.
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22. Galileu Galilei realizou estudos em diferentes campos da pesquisa,
conforme os definimos atualmente e, assim, consagrou-se como uma espécie de
instituidor das bases que norteariam a chamada Ciência Moderna. Nas passagens
abaixo estão postos alguns dos pensamentos de Galileu e um nome generalizado
a cada uma dessas ações.
Relacione as colunas de forma a "ligar" o posicionamento à
respectiva denominação.
1. Infinito.
2. A relatividade do movimento.
3. A busca das causas.
4. O livro da natureza está escrito com signos matemáticos.
5. O conhecimento do homem e o conhecimento de Deus.
( ) "...a faculdade de entender pode considerar-se de duas maneiras,
isto é, intensivas ou extensivas; e que extensivas, isto é, em relação com a
multidão das coisas inteligíveis que são infinitas, o intelecto humano é como
nulo, mesmo quando entende bem mil proposições, pois mil aspectos do infinito
é como zero; mas, considerando o entender "intensivo", enquanto
este termo representa intensivamente, isto é, perfeitamente, alguma
proposição, digo que o intelecto humano entende algumas tão perfeitamente e
tem a respeito delas certeza tão absoluta como a tem a própria
Natureza".
( ) "...assim como os produtos se chamam quadrados, os que os produzem,
ou seja os que se multiplicam, se chamam lados ou raízes. Conseqüentemente,
os outros que não nascem de números multiplicados por si mesmos, não são
quadrados. De onde, se eu dissesse que todos os números, incluindo os
quadrados e os não quadrados, são mais que os quadrados, terei enunciado uma
proposição realmente verdadeira".
( ) "...uma bola de chumbo vai ao fundo; laminada e com forma de bacia,
já não vai mais ao fundo... É evidente que o resultado não é o fruto da forma
ou da figura, pois essa mesma bacia, cheia d?água, mantém sua figura e no
entanto vai ao fundo; nem é o ar que ela contém, já que, removido, também vai
ao fundo. ...não é a figura que fará descer ou não, já que a mesma figura ora
desce ora não...".
( ) "O que acontece em concreto da mesma forma ocorre em abstrato; e
seria uma coisa insólita se os cômputos e os raciocínios feitos em números
abstratos não correspondessem, depois, às moedas de ouro e de prata e às
mercadorias em concreto".
( ) "O movimento enquanto é movimento e como movimento atua, está em
relação com as coisas de que carece; mas, entre as coisas que todos
participam igualmente, nada ocorre e é como se não existisse".
A legenda que contempla horizontalmente de cima para baixo classificando
corretamente a relação proposta acima é:
A) 1, 5, 4, 3 e 2
B) 5, 1, 3, 4 e 2
C) 4, 3, 5, 1 e 2
D) 3, 4, 1, 5 e 2
E) 1, 3, 5, 4 e 2
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23. Hobbes escreveu sua sobras sob inspiração das doutrinas do empirismo
britânico; sua concepção de Estado, como um grande corpo, o Leviatã, foi sua
contribuição mais conhecida para a modernidade; essa contribuição consistiu
em:
A) O Estado Leviatã é uma forma inevitável e natural de associação que traz
em si mesma a opressão junto com a libertação e a salvação do cidadão.
B) O contrato social que conduz à soberania do Estado só se justifica pela
sua origem e sanção divinas.
C) A soberania total do povo na constituição do Estado leva ao poder popular
total, ou à verdadeira anarquia.
D) Na conclusão da obra do Leviatã Hobbes defende a tutela da Igreja sobre o
Estado.
E) Definir o ser humano como potencial inimigo (lobo) do seu semelhante,
obrigando à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.
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24. "...não basta ter o espírito bom: o essencial é aplicá-lo bem".
"Toda ciência é um conhecimento certo e evidente; e o que duvida de
muitas coisas não é mais sábio do que o que nunca pensou nelas...".
"...entre as disciplinas conhecidas só a aritmética e a geometria estão
isentas de todo o engano ou incerteza, vamos examinar com maior cuidado a
razão disto, observando que podemos chegar ao conhecimento das coisas por
dois caminhos, a saber a experiência e a dedução".
As três passagens acima foram retiradas da obra de um importante pensador
moderno, a constar:
A) Galileu Galilei;
B) Emanuel Kant;
C) Nicolau Copérnico;
D) René Descartes;
E) George Berkeley;
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25. Francis Bacon é um dos filósofos modernos que mais contribuiu para a
teoria do conhecimento assumir o lugar central do pensamento moderno. Em sua
obra Novum Organum, aprofunda a investigação sobre a capacidade humana para o
erro e a verdade. Uma das grandes contribuições de Bacon é sua formulação
sobre a teoria da indução, a qual a partir de sua obra ganha uma eficácia e
amplitude maior no debate sobre o método nas ciências modernas. O principio da
INDUÇÂO requer que:
A) Se articule razão com sentimentos e emoções;
B) O estudo priorize o referencial teórico;
C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da
observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.
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26. Aquilo que tradicionalmente pode ser definido como Ciência Moderna e que
tem vínculos nas propostas de interpretação científica desenvolvida por
Galileu Galilei possui, também na filosofia seus expoentes. Respeitadas as
particularidades axiomáticas de cada um desses pensadores, marque a única
alternativa que não contempla o nome de um representante do período
filosófico conhecido como Filosofia Moderna.
A) Francis Bacon;
B) René Descartes;
C) Karl Marx;
D) Isaac Newton;
E) Gottfried Wilhelm Leibniz;
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27. Emanuel Kant ocupa espaço singular nas discussões sobre o tema
"Estética". Abaixo encontram-se algumas apreciações simplificadas
envolvendo essa "disciplina". Aponte aquela definição que melhor se
encaixa no pensamento kantiano referente ao assunto.
A) Para saber o que há de verdadeiramente belo nesta terra é necessário
primeiro fazer o vazio mental e limpar o espírito de tudo o que ele contém de
inexato ou de insuficiente.
B) O Belo é o arranjo estrutural de um mundo encarado no seu melhor aspecto.
Não se trata tanto de ver os homens como eles são, mas de os ver como
deveriam ser.
C) A Beleza é formal, pois somente é belo o que é objeto de prazer universal,
isto é, a beleza é um predicado do juízo que o homem junta a um objeto quando
este convida para o livre jogo de uma contemplação desinteressada.
D) O Bom é o homem sério que resolve tudo em casa; a Beleza é a sua esposa
florescente, o Agradável é o bebê, todo ele sentidos e jogos, o Útil é o
criado que contribui com o trabalho manual, o Verdadeiro é o preceptor da
família: ele dá a vista ao Bem, a mão ao Útil e apresenta um espelho à Beleza.
E) O Belo não é uma dádiva ao nível da vida. Não existe no mundo terrestre.
Está acima e para além do mundo.
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28. A teoria do conhecimento de Kant revolucionou a concepção da relação
entre a mente e a realidade, o que influiu também na sua doutrina sobre
outras questões, inclusive a ética; desta podemos dizer que:
A) A moral de Kant não se opõe, antes aperfeiçoa a "moral do
coração" de Rousseau.
B) A razão prática, que estabelece e define a moral, está na origem do
exercício da liberdade.
C) O imperativo categórico não estabelece o dever, mas é apenas uma das
muitas formas da lei moral interior.
D) A consciência individual é algo transcendental, que não tem nada a ver com
a descoberta a lei moral universal no indivíduo.
E) A razão que fundamenta a moral não é pura nem universal, antes variável
conforme as culturas e sociedades.
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29. Kant revela na crítica da Razão Pura que a leitura da obra de Hume o
despertou de um sono dogmático. A partir de Hume, que questiona sobre os
limites e possibilidades do ser humano conhecer a verdade. Kant inaugura uma
verdadeira Revolução Copernicana se debruçando sobre o estudo das faculdades
humanas voltadas para o conhecimento. A revolução copenicana de Kant consiste
basicamente em que?
A) Na transição do método dedutivo para a indução;
B) Na investigação sobre as diferenças entre a razão, os sentimentos e as
emoções;
C) No estudo sobre a metafísica tradicional;
D) Na investigação transcendental, ou seja, no estudo racional sobre a
verdadeira capacidade humana para conhecer;
E) Na crítica sobre os autores da ciência medieval;
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30. O positivismo de Augusto Comte foi, no século XIX, uma forma de reagir
teoricamente à influência das ciências e de oferecer uma fonte de inspiração
filosófica para a organização da sociedade, e deste modo:
A) Como doutrina científica da sociedade o positivismo aproximou-se do
marxismo, com o qual muitos de seus seguidores se identificaram.
B) Como ideal político o positivismo notavelmente muitos republicanos
brasileiros, particularmente no Sul do País.
C) Na teoria dos três estágios da história da humanidade Comte considerava
que caminhamos em direção a uma sociedade totalmente regida pela religião e a
mitologia.
D) Em termos gerais a influência do positivismo foi muito maior na Física e
na Biologia do que na Sociologia.
E) A religião da humanidade, que Comte propôs, era perfeitamente espiritual,
acreditando no sobrenatural e na imortalidade da alma, sem práticas rituais
nem cerimônias.
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31. Em sua obra o Existencialismo é um humanismo, Sartre defende as
principais teses do seu pensamento filosófico pautado no existencialismo.
Segundo ele, pode-se afirmar que em termos de concepção antropológica o ser
humano está condenado a ser livre, fazer escolhas, e, portanto, escolher seu
próprio destino por uma razão básica, que se contrapõe à filosofia
tradicional. Tal razão básica para o existencialismo implica em:
A) Conceber que toda pessoa tem uma essência a realizar desde quando nasce;
B) Que a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está
pré-determinado a nada;
C) Aceitar que o projeto de vida é definido pelo contexto social;
D) Que o ser humano não pode mudar seu destino;
E) Compreender a vida humana em sua finitude enquanto ser para a morte.
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32. Embasados no estudo realizado por Sandro Luiz Bazzanella, aqui
naturalmente alterado para atender a necessidade da presente avaliação,
solicitamos que assinale "V" para verdadeiro e "F" para
falso nas proposições envolvendo o tema "Nietzsche e o Niilismo" e,
logo após, marque a alternativa que contenha a ordem correta verticalmente e considerada
de cima para baixo.
( ) O niilismo em Nietzsche assume contornos de denúncia do vazio de sentido
começando pelo desmascaramento de Deus, de suas verdades e essências, como
demiurgo ordenador do universo, do mundo e da vida.
( ) O niilismo anunciado por Nietzsche apresenta-se como única saída do homem
ocidental, onde a vontade de vida apresenta-se em sua multiplicidade de
situações e opções, manifestando-se e assumindo-se a si mesma como
participante ativa do jogo das forças fisiológicas e cosmológicas.
( ) Na visão nietzschiana captar o que significa niilismo exige que o
pensemos em processo, como manifestação do desenrolar histórico da
existência, do passado, do presente e do futuro existencial humano.
( ) Em Nietzsche a característica marcante do primeiro momento do niilismo
(passivo) da ocidentalidade seria a passividade do homem frente a dinâmica da
vida, da existência.
( ) Para Nietzsche é com Santo Agostinho que o niilismo começa a se
estabelecer, quando o filósofo contribui eficazmente para que a vontade de
vida comece a ser amordaçada.
A) V,V,F,V e F
B) V,F,F,F e V
C) F,V,V,F e F
D) F,F,V,V e V
E) V,V,V,F e F
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33. Marx e Engels operaram uma grande virada na filosofia ao dirigir sua
atenção para a situação miserável das classes trabalhadoras, e ao fornecer
instrumentos intelectuais de análise e interpretação da sociedade, capazes de
modificála; entre esses instrumentos estão:
A) A aceitação e ampliação do idealismo de Hegel.
B) A definição do indivíduo por si mesmo, pela sua autonomia, e não pelas
suas relações sociais.
C) O materialismo dialético, que afirma que sociedades e culturas são
determinadas pelas suas condições materiais.
D) A definição da relação entre economia e sociedade, excluindo as forças
produtivas da questão do modo de produção.
E) A doutrina da luta de classes como motor secundário da História,
subordinado ao plano oculto da natureza.
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34. O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem
efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o
ponto de partida para a Ontologia; um dos seus mais conhecidos criadores e
pensadores, o francês Jean Paul Sartre,
A) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger.
B) Não aceita a metodologia fenomenológica e prefere um discurso filosófico
mais próximo do dramático.
C) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana.
D) Define o ser humano como um ser em projeto, inacabado, que se completa nas
suas relações de solidariedade com os outros.
E) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.
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35. "Nós temos por testemunho as seguintes verdades: todos os homens são
iguais: foram aquinhoados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis e
entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da busca da
felicidade. Os governos são estabelecidos pelos homens para garantir esses
direitos, e seu justo poder emana do consentimento dos governados".
Essa passagem retirada de um conhecido documento público reflete
principalmente as idéias de um grupo pautado pelo pensamento do:
A) Anarquismo
B) Comunismo
C) Socialismo
D) Liberalismo
E) Totalitarismo
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36. Segundo Husserl, a fenomenologia constitui-se em um novo começo da
filosofia a partir da volta às coisas elas mesmas. O projeto de Husserl
requer uma atitude radical a partir do retorno ao estudo da consciência,
começando pela análise transcendental das estruturas constitutivas desta.
Assim, a consciência, segundo a fenomenologia de Husserl, é:
A) Intecionalidade, pois toda consciência é "consciência dá", que
visa alguma coisa, dirige-se para algo;
B) Mera representação da realidade;
C) A alma do ser humano;
D) Uma construção da sociedade para com o indivíduo;
E) O reflexo do corpo humano.
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37. Habermas figura como um dos filósofos mais discutidos na atualidade
através da Teoria da Ação Comunicativa, que busca inspirar uma Nova Teoria
Crítica. Ele, enquanto herdeiro da Escola de Frankfurt, dialoga com as
perspectivas dialética e fenomenológica, buscando fundamentar a Ética do
Discurso na teoria do agir comunicativo. Nessa direção, Habermas nos remete
para a necessidade de construir uma nova racionalidade, mais ampla e
radicalmente critica, que ele denomina de racionalidade ético-comunicativa.
Nessa perspectiva de Construção da Razão Comunicativa, Habermas concebe que a
exigência primeira é:
A) A realização da Époche, colocando toda percepção do mundo natural em
suspenso;
B) A mudança do paradigma transitando da filosofia da consciência para o
paradigma da linguagem;
C) O resgate da ética cristã, pautada na justiça e igualdade social;
D) Praticar a rivalidade de posições para vencer o argumento mais forte;
E) A disputa de teses contrárias para acirrar os conflitos;
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38. Perry Anderson indica três elementos de um pós-neoliberalismo possível:
1- os valores; 2- a propriedade e; 3- a democracia. Relacione esses subsídios
com as respectivas definições abaixo e depois marque a alternativa que
contenha a seqüência vertical de cima para baixo.
( ) Não é um valor supremo segundo as ideias neoliberais; ao contrário, é um
instrumento falível, que facilmente pode tornar-se excessivo e de fato se
tornou.
( ) Aqui se consagrou a cruzada neoliberal antisocialista, mas é onde, a
exemplo da China, há experiências criativas que demonstram certo dinamismo no
mundo contemporâneo.
( ) Ressalta-se o princípio da igualdade como o critério central de qualquer
sociedade verdadeiramente livre. Igualdade não no sentido de uniformidade,
mas, ao contrário, a única autêntica diversidade.
A) 1, 2, e 3
B) 3, 2 e 1
C) 1, 3 e 2
D) 2, 3 e 1
E) 2, 1 e 3
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39. O mundo atual é uma realidade multiforme e complexa que tem inspirado
muitos filósofos a debruçar-se sobre as questões que são colocadas às
sociedades, com variedade de posições e criatividade, num leque de opções que
pode assim definir-se:
A) Apesar de sua importância as questões ambientais não têm captado a atenção
dos filósofos.
B) Em questões políticas a grande maioria dos filósofos atuais defende os
regimes fortes e as ditaduras.
C) A globalização contribuiu para dar ao pensamento oriental, nomeadamente às
doutrinas tradicionais indianas e chinesas, ascendência dominante sobre a
filosofia ocidental.
D) No que se refere à Bioética todos os problemas morais devem ser decididos
pelas ciências médicas sem recurso à filosofia.
E) As grandes "escolas" ou tendências doutrinárias do século XX,
como neo-escolástica, existencialismo, e marxismo cederam lugar a outras
tendências e teorias, mas não desapareceram.
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40. Segundo os princípios da ética: Direito à Vida, Liberdade e Consciência
responsável, o fundamento primeiro para avaliar as práticas morais inerentes
à vida em sociedade é a vida. O valor maior de tudo o que temos está no
direito à vida digna, que deve ser respeitado incondicionalmente. Se
partirmos desse princípio - a vida - podemos avaliar que as práticas do
aborto, eutanásia, eugenia, tráfico de bebês e de órgãos humanos são práticas
anti-éticas por que:
A) Vão contra a moral e os princípios cristãos;
B) Produzem a morte de pessoas inocentes e indefesas;
C) Ferem o princípio ético por excelência - do direito à vida digna para
todos;
D) Causam graves problemas e injustiças sociais;
E) Alimentam a violência contra a sociedade, principalmente aos mais pobres.
___________________________________________
GABARITO:
11 E
12 A
13 D
14 C
15 A
16 B
17 E
18 E
19 D
20 C
21 A
22 B
23 E
24 D
25 C
26 C
27 C
28 B
29 D
30 B
31 B
32 A
33 C
34 E
35 D
36 A
37 B
38 B
39 E
40 C
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