Olá meus queridos! Espero que tudo esteja bem com vocês.
Vamos a mais uma atividade.
Bons estudos,
abraço a todos!
Copiem as atividades no caderno para que ao retornarmos
possamos avaliar.
Vocês vão fazer a leitura de cada texto e responder de acordo com o que você entendeu
FILOSOFIA - DEMOCRACIA
(ENEM
2012)
1)
Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a
linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e
das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao
aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição
da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de
segurança ou a delimitação das esferas pública e privada – em
tudo
isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura
majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras,
implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que
garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um
conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da
maioria.
HABERMAS,
J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A
reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas,
encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que
A)
a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na
condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
B)
a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes
comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão
de uma cultura política nacional.
C)
a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de
auto entendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão
vinculados à coerção do melhor argumento.
D)
a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de
se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política
nacional.
E)
o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou
distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser
compartilhada.
2)
É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade
política não consiste nisso. Devese ter sempre presente em mente o que é
independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que
as
leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria
mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
MONTESQUIEU.
Do Espirito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado).
A
característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito
A)
ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si
mesmo.
B)
ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
C)
à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da
submissão às leis.
D)
ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente
das consequências.
E) ao direito do cidadão exercer sua
vontade de acordo com seus valores pessoais.
3) Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo,
pertence ao conjunto dos cidadãos.”
JAPIASSÚ, H.;
MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma
suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por
objetivo
A)
impedir a contratação de familiares para o serviço público.
B)
reduzir a ação das instituições constitucionais.
C)
combater a distribuição equilibrada de poder.
D)
evitar a escolha de governantes autoritários.
E)
restringir a atuação do Parlamento.
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